Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Comunicação Oral

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ANÁLISE QUALITATIVA DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS
Claudia Miharu Togashi, Gerusa Pontes Moura, Cátia Crivelenti Walter
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA.
José Adnilton Oliveira Ferreira, Relma urel Carbone Carneiro
CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL DE ADULTOS COM SÍNDROME DE DOWN
Aline Tizato de Souza, Andreza Cristina Rodrigues, Camila Rodrigues Costa
USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FISICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Talita Silva Perussi Vasconcellos, Liz Amaral Saraiva Morgado, Rosimeire Maria Orlando
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
Monica Isabel Canuto Nunes
COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E/OU ALTERNATIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Angelo Antonio Puzipe Papim, Anna Augusta Sampaio de Oliveira
NECESSIDADES DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS COM SÍNDROME DE DOWN
Michelle Roberta Pavão, Fabiana Cia
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DA LICENCIATURA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Ivone Das Dores Jesus
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ivone Das Dores Jesus, Joice Fernanda Pinheiro, Adriana Aguiar Silva
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Rosimar Bortolini Poker, Fernanda Oscar Dourado Valentim, Isadora Almeida Garla
CONSTRUINDO UM AMBIENTE INCLUSIVO PARA CRIANÇAS: ESTUDO SOBRE MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES E ATITUDES SOCIAIS
Aline de Novaes Conceição
PANORAMA BIBLIOMÉTRICO DAS TESES DE DOUTORADO ESPANHOLAS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
AUTISMO: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Danieli Ferreira Guedes, Marília Bazan Blanco, João Coelho Neto
A FAMÍLIA DA CRIANÇAS COM AUTISTA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Thais Angelica Castanho
CONCEPÇÕES DE FUNCIONÁRIOS, CRIANÇAS/ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS E SEUS ACOMPANHANTES ACERCA DE POSSÍVEL IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CLASSE HOSPITALAR
Adriana Garcia Gonçalves, Mariana Cristina Pedrino, Raíra de Azevedo
IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Cátia de Lemos
INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA PÚBLICA: RELATOS DA FAMÍLIA
Eduarda de Souza Morais, Rafaella Sá Veloso
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO PARA A ATENÇÃO À DIVERSIDADE NA ESPANHA: CASTILLA-LA MANCHA
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
CONTRIBUIÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SERVIÇO DE CLASSE HOSPITALAR: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Aline Ferreira Rodrigues Pacco, Adriana Garcia Gonçalves
A FRAGMENTAÇÃO DA NOÇÃO DE HUMANIDADE NAS PESQUISAS SOBRE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Katia Abreu Fonseca, Angelo Antônio Puzipe Papim, Mariane Andreuzzi Araujo
INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO MÉDIO
Relma Urel Carbone, Luiz Ricardo Cervoni
TRANSFERÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO DE FUNÇÕES RELACIONAIS DE /MAIOR-QUE/ E /MENOR-QUE/ EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA.
Ana Cristina Dias Rocha Lima
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM SÍMBOLOS TÁTEIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL
Flavia Daniela dos Santos Moreira
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SALA REGULAR: UMA INTERLOCUÇÃO DIALÓGICA/POSSÍVEL APRENDIZAGEM?
Mirian Vieira Vieira Dias
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EFETIVOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Joice Daiane Muniz
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM UM ESTUDANTE COM SURDEZ USUÁRIO DE IMPLANTE COCLEAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Matheus Augusto Mendes Amparo, Jussara Oliveto Miralha, Klaus Schlünzen Junior
TRADUÇÃO DE POEMAS HAICAI DE HELENA KOLODY EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL I – ÁREA DA SURDEZ COMO APOIO PEDAGÓGICO BILÍNGUE
Carla Tescaro Santos Lino
ENTRELAÇAMENTOS: PERCEPÇÃO, EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CEGOS CONGÊNITOS
Marta Cristina Rodrigues
PRÁTICAS PEDAGOGICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL BASEADA NA TEORIA DE LE BOULCH PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA
jacqueline da silva nunes
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
Juliana Cavalcante de Andrade Louzada
Desafios no Processo de Inclusão da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo: O Uso de Tecnologias Assistivas em Ambientes Digitais de Aprendizagem
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Priscila Pires Alves, Patrícia Rebeca Silva Morato Mello
ESTRATÉGIA DE LOCOMOÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES: OPINIÃO DE ALUNOS CEGOS ACERCA DO USO DO MAPA MENTAL
Loiane Maria Zengo Orbolato, Maria Luíza Salzani Fiorini, Eduardo José Manzini
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS
Patricia Santos de Oliveira
AVALIAÇÃO COGNITIVA DE UMA ESCOLAR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PROVAS OPERATÓRIAS
Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Glorismar Gomes Silva, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ATIVIDADES DE LAZER E ESPORTE PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Gerusa Ferreira Lourenço, Beatriz Bagatini, Adriana Garcia Gonçalves
POLITICA EDUCACIONAL INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PANORAMA NACIONAL
Marília Piazzi Seno
O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PRÁTICAS E FORMAÇÃO
Andressa Lopes, Adriana Garcia Gonçalves, Gerusa Ferreira Lourenço
ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM CIDADES POPULOSAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ana Paula Santos de Oliveira, Clairen Angélica Santiago Lima, Rosemeire de Araújo Rangni
PERCURSO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Luana Fernandes de Jesus, Simara Pereira da Mata, Maewa Martina Gomes da Silva e Santos
LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NACIONAIS SOBRE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Mariane Andreuzzi de Araujo, Iván Carlos Curioso Vílchez, Angelo Antonio Puzipe Papim
MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Larissa Victoria Mota de Souza
Experiência escolar de alunos com FLP na visão da família
GLORISMAR Gomes SILVA, Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O USO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Camila Rodrigues Costa, Eduardo José Manzini
CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTUDOS E RELATOS DE ADEQUAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DE 2012 A 2014
Fátima Inês Wolf Oliveira, Jéssica Viana Guimarães
OS DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DA INCLUSÃO EDUCACIONAL: PERCEPÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS
Amanda Muller Tornich, Jacqueline Lidiane de Souza Prais
INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM MANAUS: UM ESTUDO DE CASO
Claudenilson Pereira Batista
OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA PARA A EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Lubriana Ninacha Candido, Roberta Negrão de Araujo, Marília Bazan Blanco
PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO CONTEXTO ESCOLAR
Gabriela Santiago Pereira, Aila N. D. Criado Rocha
AUTISMO E EDUCAÇÃO: A PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO
Aluana Xavier Lima
PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO SEMIPRESENCIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Gislaine Ferreira Menino-Mencia
SITUAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE APÓS DEZ ANOS DO PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO
Jaqueline Santos Vargas Plaça, Shirley Takeco Gobara
O USO DO DELINEAMENTO DO SUJEITO ÚNICO PARA AVALIAR A TAREFA MOTORA DE REBATER EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN.
Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Adriana Garcia Gonçalves, Manoel Osmar Seabra Junior
PLANEJAMENTO EM PARCERIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL EM CLASSE COMUM
Rita de Cássia Gomes de Oliveira Almeida
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: QUE ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA CURRICULAR NAS SRM?
Kelly Paixão de Castro, Amélia Maria Araújo Mesquita
O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR FRENTE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES.
Cassiana Saraiva Quintão, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
DESENVOVIMENTO DE FERRAMENTA EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA REGISTRO DE LEITURA DE HISTORIA INFANTIL
ROGERIO SANTOS FERREIRA, REGINA KEIKO KATO MIURA
O JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARINTINS.
DENILSON DINIZ PEREIRA, JOENE DE JESUS CRUZ VIEIRA
Sinalário de Química
Bruna Gomes Delanhese, Valeska Oliveira Gonçalves
ASPECTOS FACILITADORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
VERA LUCIA MENDONÇA NUNES
ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA ESTUDANTE COM INDICADORES
Arihel Hart Perdonatti Camargo
CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DO TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA PROFESSORES VISANDO A INCLUSÃO
Pâmela Barbosa de Mendonça, Carolina Severino Lopes da Costa
INGRESSO DE ESTUDANTES SURDOS AO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO
Marcília Correia de Souza, VANESSA APARECIDA PALERMO, SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS
A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO E A PARTICIPAÇÃO DE SEUS PAIS NA REDE SOCIAL
Wanderleia da Silva Antunes Medeiros, Ronaldo Anderson de Medeiros
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR: Uma analise das Teses e Dissertações
Damaris Caroline Quevedo de Melo
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES SOBRE DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ana Paula Aporta
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Thereza Makibara Ribeiro
PRÁTICAS DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Natália Fernandes Flores
PERCEPÇÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM RELAÇÃO À INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO COMPETITIVO
Thelma Helena Costa Chahini, Maria da Piedade Resende da Costa
FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM TEA E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Simone Oliveira Rinaldo, Silvia Lucato Sigolo, Evelin Rezende Piza
DISCALCULIA: UMA ANÁLISE DE JOGOS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS
Patricia Ferreira Concato Souza, Roberta Negrão Araújo, Joao Coelho Neto
AS IMPRESSÕES DE MÃES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Ivete Maria Baraldi
A educação Especial na Perspectiva Inclusiva: O papel do Atendimento Educacional Especializado
Kyvia Faria
INSTRUMENTOS UTILIZADOS POR PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fabiana Oliveira Koga, Adriana Alonso Pereira
REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Relma Urel Carbone, Cristina Cinto Pedroso, Juliane Perez Campos
O REPERTÓRIO DE LINGUAGEM DE QUATRO CRIANÇAS PEQUENAS COM SÍNDROME DE DOWN
Gabriela Aniceto, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE SALA REGULAR SOBRE ALUNOS SURDOS
Graziele Perpetua Fernandes Mello
AUTISMO: ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA APRENDIZADO POR MEIO DE BRINCADEIRAS
Thais Angélica Castanho
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A TECNOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Thais Angélica Castanho
PERFIL PROFISSIONAL DOS CUIDADORES ESCOLARES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Márcia Helena da Silva Melo
PROFISSIONAIS DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR: ASPECTOS LEGAIS
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Mariana Moraes Lopes
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO INCLUSIVO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sani de Carvalho Rutz da Silva, Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira
A RELEVÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Josenilde Oliveira Pereira, Thelma Helena Costa Chahini
UMA REVISÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Rosana Aparecida Rafael, Marília Bazan Blanco, Rudoph Santos Gomes Pereira
RELATOS DE UM ADULTO COM SÍNDROME DE DOWN: DAS LEMBRANÇAS DA ESCOLA A PERSPECTIVAS DE TRABALHO
MARIA DO CARMO Lobato Silva, Waldísia Rodrigues de Lima
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA PARA ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Érika Rímoli Mota da Silva, Lidia Maria Marson Postalli
A IMPORTÂNCIA DO LAZER PARA AS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Janaina Aparecida Da Silva, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Aline de Novaes Conceição
O USO DO JOGO “A CORRIDA DA ÁGUA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO E INCLUSIVO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE CTS AOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Rejane Fernandes Vier
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Wilson Nascimento da Silva, Flaviane Pelloso Molina Freitas, Jáima Pinheiro de Oliveira
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Valéria Rosa Farto Lopes, Carlos César Garcia Freitas
CARACTERÍSTICAS DA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: INTERAÇÕES, ESPAÇO FÍSICO E AEE
Camila Elidia Messias dos Santos, Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIREITOS E POSSIBILIDADES
Graciliana Garcia Leite, Ana Maria Tassinari, Juliane Aparecida Perez Campos
INDICADORES EDUCACIONAIS DE ACESSO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS DO CAMPO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2017)
Washington Cesar Shoiti Nozu, Bruno Carvalhos dos Santos
Síndrome de Down e Desempenho Psicomotor
Mariana Cristina de Azevedo Sausanavicius, Giseli Donadon Germano
OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA PARA CRIANÇAS COM TEA NO PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Lúcio Mauro Rocker dos Santos, Jáima Pinheiro Oliveira
FAMÍLIA E SUPERDOTAÇÃO: A QUESTÃO DO ASSINCRONISMO
Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Martha Eugenia Arce Angelo, Eduardo Adão Ribeiro, Washington Cesar Shoiti Nozu
O BRINCAR DA CRIANÇA CEGA E DA CRIANÇA VIDENTE NA PRÉ-ESCOLA
Carolina Biondo da Silva
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E MOÇAMBIQUE PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
Samuel Vinente, Maria da Piedade Resende da Costa
A ESCOLARIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EJA: EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA
Waldísia Rodrigues de Lima
O INDICE DE BARTHEL NA AVALIACÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Simone Gomes Ghedini, Bianca Silva Souza
INDICADORES DE BURNOUT EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Suelen Moraes Lorenzo, Ana Paula Alves Ribeiro, Nilson Rogério Silva
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA O AUMENTO DE HABILIDADES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO.
miriam nascimento de lima fernandes
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM APÁTIA.
miriam nascimento de lima fernandes
INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO DE LITERATURA
Regiane Magalhães R. de Oliveira, Nathana Rafaela Ap. Parra, Camila Rodrigues Costa
APRENDIZAGEM DA LEITURA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM RELATO DE CASO
Marilia Bazan Blanco, Michele Costa de Souza, Roberta Negrão de Araújo
VISIBILIDADE E INADEQUAÇÕES NO USO DOS TERMOS RELACIONADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATÉRIAS DE JORNAL
Keisyani da Silva Santos
REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE PRECONIZADA PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Danilo Batista de Souza, Maria Almerinda de Souza Matos
RELATOS DA ESCOLA INCLUSIVA: O QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE NÃO APRENDEM PENSAM SOBRE SUAS DIFICULDADES ESCOLARES?
CAMILA FERNANDA DA SILVA
A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ENTRE A POLÍTICA E A LITERATURA CIENTÍFICA
Vivian Santos
CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS EDIÇÕES DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) DOS CURSOS DE MÚSICA
Alexandre Trindade de Almeida
AÇÃO DIDÁTICA FORMATIVA COM LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Vanderley Flor da Rosa
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Tiarles Mirlei Piaia
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO CICLO DE POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Ana Paula Silva Cantarelli Branco
ENSINO SUPERIOR: A INDISSOCIAÇÃO ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CONTEXTO INCLUSIVO NO NEPPD/FACED/UFAM
Maria Almerinda de Souza Matos, Jáima Pinheiro de Oliveira, Wania Ribeiro Fernandes

Pôster

O ENSINO DE LIBRAS PARA O ALUNO SURDO COM IMPLANTE COCLEAR: ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM
Ana Claudia Tenor
TECNOLOGIA INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CAMILA MARIA CORUSSE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Mariana Magni Bueno Honjoya, Priscila Pereira Martins Ribeiro
DESENHANDO CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA POR MEIO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO COLABORATIVO
Maria osvalda castro feitosa cristovam, Leysa Miguel Rodrigues Moretti, Kátia de abreu Fonseca
A INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NOS PAÍSES DA COMUNIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Carlos Eduardo Candido Pereira
Monitoria em Mediação Escolar: um relato de experiência
SANDRA REGINA BARBOSA, FELIPE RODRIGUES MARTINS
A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA COM FAMÍLIAS DE PESSOAS COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Anaí Ramos Vieira, Elida Garbo Guedes, Mariani da Costa Ribas do Prado
ANÁLISE DE PRODUTOS DE TECNOLOGOGIA ASSISTIVA APLICADA A ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Rita Cássia Pavão
Uma Família de Quebra Cabeça
Maria Schmidtt Bastos de Oliveira, Andréa Rizzo dos Santos
Práticas pedagógicas musicais para o estudante com Transtorno do Espectro Autista e o uso da Comunicação Alternativa
Marcos Julio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO
Andrea Alves da Silva Soares, Miguel Claudio Moriel Chacon
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS PARA O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Marcos Júlio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros
FORMAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES
Bárbara Amaral Martins, Miguel Claudio MorieL Chacon
LITERATURA INFANTIL E INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO INCLUSIVO DE ENSINO
Fernanda Souza Fernandes, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Helen do Socorro Rodrigues Dias
VERDADES LEGAIS PARA REALIDADES INCLUSIVAS: UM ESTUDO SOBRE OS DISCURSOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO
Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Fernanda Souza Fernandes
OS JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Fernanda Souza Fernandes
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO COVAS MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
Elayne Cristina Rocha Dias, Libéria Rodrigues Neves
PSICOMOTRICIDADE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA
Cristane Gonçalves Ribas
A FISIOTERAPIA APLICADA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Cristane Gonçalves Ribas
A MÚSICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES
MARIANA MARTINS MOURO, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta, Eduarda Ferreira Arf da Silva
Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA)
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Adriano Oliveira Caminha, Priscila Pires Alves
HABILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Debora Deliberato
Recursos Didáticos para Alfabetização de Alunos Autistas
Cristiane Batista Xavier de Moraes, Vera Lucia Prudência dos Santos Caminha
RECURSOS MIDIÁTICOS E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO NEPPD/UFAM
Jeane Vasconcelos De Oliveira, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS, GIANNE DE SOUSA COSTA
A ESCRITA E REESCRITA CRIATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO INCLUSIVO
Regina Keiko Kato Miura, Stephanie dos Santos Caetano, Camila Bigelli
LIBRAS E EDUCAÇÃO MÉDICA: CURSO PARA ESTUDANTES COM AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO AOS SURDOS
Bianca Rodrigues Yonemotu, Camila Mugnai Vieira
AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Fernanda Delai Lucas Adurens, Camila Mugnai Vieira
Tecnologias Assistivas como Recurso para Interação e Comunicação com a Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Tainá Mani Almeida, Priscila Pires Alves
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE
Maria Isabel Sousa Vidal, Camila Mugnai Vieira, Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu
INCLUSÃO NA CRECHE E TERAPIA OCUPACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Julia Machado Silva, Helena Martínez Avila De Mello, Fabiana Cristina Frigieri De Vitta
INTERVENÇÃO SENSORIAL E PROPRIOCEPTIVA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, PARALISIA CEREBRAL E ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPISCICOMOTOR.
Cristane Gonçalves Ribas
O EFEITO DA GAMETERAPIA NA PSICOMOTRICIDADE EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Juliana Crusco de Oliveira
A PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRIMEIRA ETAPA DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Patrícia Alzira Proscêncio, Fernanda Delai Lucas Adurens, Débora Deliberato
SÍNDROME DE CRI DU CHAT E A UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA
Gabriela Ferreira Souza
O OLHAR DO GESTOR ESCOLAR PARA A INCLUSÃO COMO VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
Flaviane Pelloso Molina Freitas
A PRODUÇÃO DE JOGOS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS CONSTRUINDO SABERES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Magno Mattos Silva
O PROCESSO DE SIMBOLIZAÇÃO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O BRINCAR COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO.
Amana Ramos Vieira, Jorge Luís Ferreira Abraão
TERAPIA OCUPACIONAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA: EXPERIÊNCIA NA ADEQUAÇÃO POSTURAL PARA ALUNOS COM DISFUNÇÕES NEUROMOTORAS
Luciana Ramos Baleotti, Mariana Dutra Zafani, Janaína Mossini Ireno
EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA REGULAR: ESTRATÉGIAS VISUAIS PARA APROPRIAÇÃO DA L2
Tatiane Cristina Bonfim
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PROFESSORES DE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA COM AUTISMO*
CRISTIANE DE AZEVEDO GUIMARÃES
O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE DOCENTES NO USO INICIAL DA CAA NO COTIDIANO ESCOLAR: AEE E TURMA COMUM
Maria Candida Bandeira Lacerda de Paula
INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E BIOTECNOLOGIA: INOVAÇÕES METODOLÓGICAS PATENTEÁVEIS PARA INDIVÍDUOS AUTISTAS
Gisele Rodrigues Do Nascimento
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LAZER
Bianca Andrade de Souza, Janaína Aparecida da Silva, Maewa Martina Gomes da Silva
PRÁTICA QUE OPORTUNIZA APRENDIZAGENS SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR
Jessica Rodrigues Santos
ESTUDANTES DE MEDICINA E INCLUSÃO: AVALIAÇÃO DE ATITUDES SOCIAIS
camila mugnai vieira, Bianca pereira rodrigues Yonemotu
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS
Mariana de Oliveira Martins Domingues
A VISÃO DOS FAMILIARES SOBRE A ATIVIDADE ESCOLAR DE CRIANÇAS USUÁRIAS DO IMPLANTE COCLEAR
Fabiana Cristina de Souza, Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz
A TERAPIA OCUPACIONAL E O BRINCAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS.
Ana Júlia Sgavioli, Bárbara Solana Scarlassara, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
José Tadeu Acuna, Lucia Leite
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CRECHE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Carla Francielly Martini Novaes, Girlene de Albuquerque Cruz, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA EM UNIVERSITÁRIOS
Lucia Pereira Leite, Giovana Rezende Vieira
USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Regiane Ferreira, Mariana Sampaio, Mariane Andreuzzi Araujo
TRABALHO,SAÚDE E DEFICIÊNCIA: PANORAMA DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA
Maria Angela Mossini Augusto, Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva
ANÁLISE DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE UNIVERSITÁRIOS SURDOS
VANESSA APARECIDA PALERMO, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
PRÁTICAS INTERSETORIAIS DE MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM UMA REGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Thayla Caroline da Silva, Gerusa Ferreira Lourenço, Patrícia Carla de Souza Della Barba
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ORIENTAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA GRAVIDEZ
Maria do Carmo Lobato Silva, Marco Aurélio Tupinambá, Waldísia Rodrigues de Lima
INCLUSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DA PESSOA CEGA OU COM BAIXA VISÃO COM APOIO DA TECNOLOGIA
Karen Regiane Soriano, José Luiz Vieira de Oliveira
PERCEPÇÃO DE MÃES DE ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR: RESULTADOS PARCIAIS
Ariane Marques Silva, Janáina Mossini Ireno, Luciana Ramos Baleotti
A PARTICIPAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE UMA CRIANÇA COM FOCOMELIA
Fabi Antunes da Silva
QUESTÕES OCUPACIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E ASPECTOS DE ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM ESSE PÚBLICO
Anielle Mitsue Sato, Mayara Paiva Santos, Jáima Pinheiro de Oliveira
PARCERIAS INTERINSTITUCIONAIS EM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: UM GUIA DA REDE ASSOCIATIVA NA REGIÃO DO CONLESTE
Leomar Rodrigues de Avellar Baptista, Alice Akemi Yamasaki
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA COM CEGUEIRA CONGÊNITA:UM ESTUDO DE CASO
Marta Cristina Rodrigues
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Maria Candida Bandeira Lacerda de Paula
DIREITOS E GARANTIAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A IMPLANTAÇÃO DE INSTÂNCIAS EXECUTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Francisco Rodrigues Neto, Daniela Leal
PROPOSTA PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS
Melina Silveira Franco
INCLUSÃO ESCOLAR: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE MANAUS
Julia Graziela Queiroz
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INDÍGENA: APONTAMENTOS DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Ana Carolina Machado Ferrari, Francisco Ângelo Coutinho, Mônica Maria Farid Rahme
O OLHAR DO PROFESSOR NA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM SALA DE AULA
Aletéia Cristina Bergamin, Victor Alexandre Barreto da Cunha, Eliana Marques Zanata
MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO PARA PROFESSORES E PAIS
Alex Fabiani de Menezes Chagas
TERAPIA OCUPACIONAL E O TRABALHO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS COM TEA
Andrea Rizzo dos Santos
CONCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DA INCLUSÃO NA SALA REGULAR
Natália Morato Mesquita Sabella, Cláudia Regina Mosca Giroto
IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – IF SUDESTE MG
Sandro Vieira Teófilo, Wanessa Moreira de Oliveira
PERFIL SENSORIAL DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Rubiana Cunha Monteiro, Camila Boarini dos Santos
A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR E OS SENTIDOS DO NÃO APRENDER
Jaqueline Belga Marques, Claudia Mosca Giroto
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO DE GINÁSTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PARA AUTISTAS
Annye de Picoli Souza
KIT DE LEGUMES MINIMAMENTE PROCESSADOS LÚDICOS DESTINADOS AOS PORTADORES DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Juliana Audi Giannoni, Flavia Maria Vasques Farinazzi-Machado, Adriana Maria Ragassi Fiorini, Elisângela De Fátima Bento
ANÁLISE DOS ESPAÇOS DAS UNIDADES HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Aline Martins Anjos, Sandra Maria Antunes Nogueira
A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ADAPTADAS COMO SUPORTE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Ágatha Assis Bandeira dos Santos, Patrícia Tupin Martins, Mariana Monteiro
A FAMÍLIA DA CRIANÇA COM AUTISMO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Thais Angélica Castanho
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO RECURSO PARA INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM A PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Priscila Pires Alves
USO DO INSTRUMENTO SOTU BR NA PRESCRIÇÃO DE TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO
Lígia Maria Presumido ´Braccialli, Gabriele Barbaresco Rabadan, Marina Gouvea Malheiros
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE UM ENVELHECIMENTO ATIVO
Kassia Cristina da Silva Raiol, Rochelle da Silva Batista, Angélica Bittencourt Galiza
LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE PRODUÇÕES COM O USO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL
Simara Pereira da Mata
CONSTRUÇÃO DE REDES COLABORATIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Jáima Pinheiro de Oliveira, Sean Bracken
A LUDICIDADE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Edith Gonçalves Costa, Kássia Cristina da Silva Raiol, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida
PARTICIPAÇÃO DE ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Fernanda Carolina Toledo da Silva, Lígia Maria Presumido Braccialli
A PRESENÇA DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR NA PRODUÇÃO CIÊNTIFICA
Everton Santana Oliveira, Patrícia Tupin Martins, Jaima Pinheiro Oliveira
DIÁLOGO ENTRE A FAMÍLIA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO
Rochelle da Silva Batista, Angélica Bittencourt Galiza, Edith Gonçalves Costa
A ARTE-EDUCAÇÃO AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA A CRIANÇA COM TEA
Carlos André Marques
ANÁLISE DO USO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Analiz Lazaro, Karen Regiane Soriano
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE CIRCUITO FUNCIONAL EM ACADEMIA PARA INDIVÍDUOS COM TEA
Claudia Mieli Saito
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INCLUSÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Tarsila Torte de Mello
O USO DO PRONARRAR E ADAPTAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA EM SUJEITOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Emely Kelly Oliveira, Flaviane Pelloso Mollina Freitas
A construção de uma política curricular para educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Mariana da cunha Sotero
A MEDICALIZAÇÃO DO TDAH EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP
Fernanda Vollet
MAPEAMENTO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SUBSÍDIOS PARA PROPOSTAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO COM ESSE PÚBLICO
Jáima Pinheiro de Oliveira, Sean Bracken
IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Erika de Freitas Mika, JANETE APARECIDA DOS SANTOS NEVES, KIRIAKI FREITAS RODRIGUES
O PAPEL DO PROFESSOR NA IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Maria Beatriz Campos de Lara Barbosa Marins Peixoto, Victor Alexandre Barreto da Cunha, Camila Elidia Messias dos Santos
PROGRAMA DE EVIDÊNCIAS GLOBAIS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS UNIVERSIDADES
Eliane Regina Titon Hotz, Tatiana Izabele Jaworki de Sá Riechi, Laura Ceretta Moreira
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS COMO FACILITADORAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Kássia Cristina da Silva Raiol, Edith Gonçalves Costa
PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Andréa Rizzo dos Santos
PRÁTICAS INTERSETORIAIS DE MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM UMA REGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Thayla Caroline da Silva, Gerusa Ferreira Lourenço, Patrícia Carla de Souza Della Barba
HISTÓRIAS COM YOGA EM FAMÍLIA “DOWNS ENTRE AMIGOS” – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Fernanda Rossi, Andréia Rizzo dos Santos
LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ATUAL DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) EM CAMPO GRANDE - MS
Ana Lígia Cereali
INCLUSÃO EM ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Mônica Aparecida Souza da Silva, Bruno Carvalhos dos Santos, Washington Cesar Shoiti Nozu
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DISCUTINDO SOBRE A SEXUALIDADE
Angelica Bittencourt Galiza, Rochelle da Silva Batista, José Achieta de Oliveira Bentes
AÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Mariana Magni Bueno Honjoya, Priscila Pereira Martins Ribeiro
Formação de estagiários do Programa “Aprender sem Limites”: a experiência do Cefai da DRE de Pirituba Jaraguá
Ingrid da Silva Ricomini, Marta Cristina Rodrigues
O ENSINO DE ELETROSTÁTICA POR MEIO DE UMA APOSTILA SINALIZADA PARA O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS INSERIDOS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS-IFAM/CMC
Caroline melgueira da Silva
IMPLANTE COCLEAR: UMA ANÁLISE DOS POSICIONAMENTOS POR SURDOS
JOSÉ ANCHIETA DE OLIVEIRA BENTES, Angélica Bittencourt Galiza, Fabio Augusto Teixeira Rodrigres
JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ASSERTIVIDADE NO USO DO TELEFONE CELULAR
Caroline Gomes do Nascimento
Oficinas pedagógicas e a inclusão de autistas na rede regular: desafios e possibilidades
Marcela Scotti Marin Silva
DESCRIÇÃO REFLEXIVA SOBRE UM RACIOCÍNIO CLÍNICO EM TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Carolina Cangemi Gregorutti, Bianca Andrade de Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO DA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS/MS
Amanda Segantini da Rosa, Renata Oliveira Galvão, Washington Cesar Shoiti Nozu
INOVAÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: PROTOCOLO PARA ESTIMULAÇÃO PERCEPTOMOTORA DE ESTUDANTES COM DISFUNÇÃO NEUROMOTORA E AUTISMO POR MEIO DE EXERGAMES
Gisele Silva Araujo, Manoel Osmar Seabra Júnior, Luciana Christine Fernandes Tanaka
O PAPEL DA FAMÍLIA COMO FERRAMENTA NA INSERÇÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Dilma Costa Nogueira Dias
ATITUDES SOCIAIS DE PEDAGOGOS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO
Caroline Aparecida Nascimento Dias, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza
ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Marisa Mendes Machado de Souza
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AUTOADVOCACIA E EMPODERAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
David Lindolpho, Maewa Souza, Mariele Freitas
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA À LUZ DA EXPERIENCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA
Caroline melgueira da Silva, Aldicea Craveiro de Lima Ferreira
UM OLHAR ACERCA DO DOMÍNIO EM MATEMÁTICA DE UMA CRIANÇA PRECOCE
Mariana Cristina Lopes, Ivete Maria Baraldi
PERCEPÇÃO DE NORMALIDADE, ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS E ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SEM DEFICIÊNCIA
Adriana Alonso Pereira, Aline Novaes Conceição, Maewa Martina Gomes da Silva Souza
MATRÍCULAS DE ESTUDANTES DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Patrícia Tupin Martins, Analiz Lazaro, Mariana Ferreira Monteiro
TECNOLOGIA DISPONÍVEL PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO EM AMBIENTE PROFISSIONAL
Karen Regiane Soriano, José Luiz Vieira de Oliveira
PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FRENTE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Daniele Stevanato, Carla Cristine Tescaro Santos Lino, Nilson Rogério Silva
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO PRECOCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E INDICADORES AUXILIARES NO PROCESSO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA
Josiane Aguiar Cerqueira Feliciano
ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A INTERFACE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: TESES E DISSERTAÇÕES DE 1996 A 2016
FABIANE FANTACHOLI GUIMARÃES

Vídeo

Retrato da Acessibilidade no ensino superior
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Lúcia Pereira Leite, Ana Paula Camilo Ciantelli
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EJA: AMPLIANDO POSSIBILIDADES
Marcela Fontão Nogueira
OFICINA DE ADAPTAÇÃO DE TEXTOS EM LEITURA FÁCIL: ELIMINANDO BARREIRAS NO MATERIAL DIDÁTICO
Marcela Marques dos Santos, Mara Monteiro da Cruz
APRENDIZAGEM DE MÚSICA DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN: INCLUSÃO NO AMBIENTE DE ENSINO COLETIVO MUSICAL
Polyana Aparecida Scudero Gatto


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .