Comunicação Oral
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ANÁLISE QUALITATIVA DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS | |
Claudia Miharu Togashi, Gerusa Pontes Moura, Cátia Crivelenti Walter |
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA. | |
José Adnilton Oliveira Ferreira, Relma urel Carbone Carneiro |
CONTRIBUIÇÃO DA DANÇA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL DE ADULTOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
Aline Tizato de Souza, Andreza Cristina Rodrigues, Camila Rodrigues Costa |
USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FISICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS | |
Talita Silva Perussi Vasconcellos, Liz Amaral Saraiva Morgado, Rosimeire Maria Orlando |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | |
Monica Isabel Canuto Nunes |
COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E/OU ALTERNATIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | |
Angelo Antonio Puzipe Papim, Anna Augusta Sampaio de Oliveira |
NECESSIDADES DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
Michelle Roberta Pavão, Fabiana Cia |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DA LICENCIATURA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO | |
Ivone Das Dores Jesus |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Ivone Das Dores Jesus, Joice Fernanda Pinheiro, Adriana Aguiar Silva |
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO | |
Rosimar Bortolini Poker, Fernanda Oscar Dourado Valentim, Isadora Almeida Garla |
CONSTRUINDO UM AMBIENTE INCLUSIVO PARA CRIANÇAS: ESTUDO SOBRE MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES E ATITUDES SOCIAIS | |
Aline de Novaes Conceição |
PANORAMA BIBLIOMÉTRICO DAS TESES DE DOUTORADO ESPANHOLAS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS | |
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi |
AUTISMO: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Danieli Ferreira Guedes, Marília Bazan Blanco, João Coelho Neto |
A FAMÍLIA DA CRIANÇAS COM AUTISTA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Thais Angelica Castanho |
CONCEPÇÕES DE FUNCIONÁRIOS, CRIANÇAS/ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS E SEUS ACOMPANHANTES ACERCA DE POSSÍVEL IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CLASSE HOSPITALAR | |
Adriana Garcia Gonçalves, Mariana Cristina Pedrino, Raíra de Azevedo |
IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO | |
Cátia de Lemos |
INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA PÚBLICA: RELATOS DA FAMÍLIA | |
Eduarda de Souza Morais, Rafaella Sá Veloso |
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO PARA A ATENÇÃO À DIVERSIDADE NA ESPANHA: CASTILLA-LA MANCHA | |
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi |
CONTRIBUIÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA | |
Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SERVIÇO DE CLASSE HOSPITALAR: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO | |
Aline Ferreira Rodrigues Pacco, Adriana Garcia Gonçalves |
A FRAGMENTAÇÃO DA NOÇÃO DE HUMANIDADE NAS PESQUISAS SOBRE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Katia Abreu Fonseca, Angelo Antônio Puzipe Papim, Mariane Andreuzzi Araujo |
INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO MÉDIO | |
Relma Urel Carbone, Luiz Ricardo Cervoni |
TRANSFERÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO DE FUNÇÕES RELACIONAIS DE /MAIOR-QUE/ E /MENOR-QUE/ EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA. | |
Ana Cristina Dias Rocha Lima |
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM SÍMBOLOS TÁTEIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL | |
Flavia Daniela dos Santos Moreira |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SALA REGULAR: UMA INTERLOCUÇÃO DIALÓGICA/POSSÍVEL APRENDIZAGEM? | |
Mirian Vieira Vieira Dias |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EFETIVOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO | |
Joice Daiane Muniz |
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM UM ESTUDANTE COM SURDEZ USUÁRIO DE IMPLANTE COCLEAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Matheus Augusto Mendes Amparo, Jussara Oliveto Miralha, Klaus Schlünzen Junior |
TRADUÇÃO DE POEMAS HAICAI DE HELENA KOLODY EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL I – ÁREA DA SURDEZ COMO APOIO PEDAGÓGICO BILÍNGUE | |
Carla Tescaro Santos Lino |
ENTRELAÇAMENTOS: PERCEPÇÃO, EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CEGOS CONGÊNITOS | |
Marta Cristina Rodrigues |
PRÁTICAS PEDAGOGICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL BASEADA NA TEORIA DE LE BOULCH PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA | |
jacqueline da silva nunes |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS COORDENADORES DE CURSO | |
Juliana Cavalcante de Andrade Louzada |
Desafios no Processo de Inclusão da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo: O Uso de Tecnologias Assistivas em Ambientes Digitais de Aprendizagem | |
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Priscila Pires Alves, Patrícia Rebeca Silva Morato Mello |
ESTRATÉGIA DE LOCOMOÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES: OPINIÃO DE ALUNOS CEGOS ACERCA DO USO DO MAPA MENTAL | |
Loiane Maria Zengo Orbolato, Maria Luíza Salzani Fiorini, Eduardo José Manzini |
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS | |
Patricia Santos de Oliveira |
AVALIAÇÃO COGNITIVA DE UMA ESCOLAR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PROVAS OPERATÓRIAS | |
Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Glorismar Gomes Silva, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil |
TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ATIVIDADES DE LAZER E ESPORTE PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA | |
Gerusa Ferreira Lourenço, Beatriz Bagatini, Adriana Garcia Gonçalves |
POLITICA EDUCACIONAL INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PANORAMA NACIONAL | |
Marília Piazzi Seno |
O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PRÁTICAS E FORMAÇÃO | |
Andressa Lopes, Adriana Garcia Gonçalves, Gerusa Ferreira Lourenço |
ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM CIDADES POPULOSAS DO ESTADO DE SÃO PAULO | |
Ana Paula Santos de Oliveira, Clairen Angélica Santiago Lima, Rosemeire de Araújo Rangni |
PERCURSO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | |
Luana Fernandes de Jesus, Simara Pereira da Mata, Maewa Martina Gomes da Silva e Santos |
LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NACIONAIS SOBRE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Mariane Andreuzzi de Araujo, Iván Carlos Curioso Vílchez, Angelo Antonio Puzipe Papim |
MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL | |
Larissa Victoria Mota de Souza |
Experiência escolar de alunos com FLP na visão da família | |
GLORISMAR Gomes SILVA, Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil |
ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O USO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR | |
Camila Rodrigues Costa, Eduardo José Manzini |
CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTUDOS E RELATOS DE ADEQUAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DE 2012 A 2014 | |
Fátima Inês Wolf Oliveira, Jéssica Viana Guimarães |
OS DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DA INCLUSÃO EDUCACIONAL: PERCEPÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS | |
Amanda Muller Tornich, Jacqueline Lidiane de Souza Prais |
INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM MANAUS: UM ESTUDO DE CASO | |
Claudenilson Pereira Batista |
OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA PARA A EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA | |
Lubriana Ninacha Candido, Roberta Negrão de Araujo, Marília Bazan Blanco |
PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Gabriela Santiago Pereira, Aila N. D. Criado Rocha |
AUTISMO E EDUCAÇÃO: A PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO | |
Aluana Xavier Lima |
PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO SEMIPRESENCIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Gislaine Ferreira Menino-Mencia |
SITUAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE APÓS DEZ ANOS DO PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO | |
Jaqueline Santos Vargas Plaça, Shirley Takeco Gobara |
O USO DO DELINEAMENTO DO SUJEITO ÚNICO PARA AVALIAR A TAREFA MOTORA DE REBATER EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN. | |
Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Adriana Garcia Gonçalves, Manoel Osmar Seabra Junior |
PLANEJAMENTO EM PARCERIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL EM CLASSE COMUM | |
Rita de Cássia Gomes de Oliveira Almeida |
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: QUE ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA CURRICULAR NAS SRM? | |
Kelly Paixão de Castro, Amélia Maria Araújo Mesquita |
O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR FRENTE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. | |
Cassiana Saraiva Quintão, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil |
DESENVOVIMENTO DE FERRAMENTA EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA REGISTRO DE LEITURA DE HISTORIA INFANTIL | |
ROGERIO SANTOS FERREIRA, REGINA KEIKO KATO MIURA |
O JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARINTINS. | |
DENILSON DINIZ PEREIRA, JOENE DE JESUS CRUZ VIEIRA |
Sinalário de Química | |
Bruna Gomes Delanhese, Valeska Oliveira Gonçalves |
ASPECTOS FACILITADORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA | |
VERA LUCIA MENDONÇA NUNES |
ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA ESTUDANTE COM INDICADORES | |
Arihel Hart Perdonatti Camargo |
CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DO TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA PROFESSORES VISANDO A INCLUSÃO | |
Pâmela Barbosa de Mendonça, Carolina Severino Lopes da Costa |
INGRESSO DE ESTUDANTES SURDOS AO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO | |
Marcília Correia de Souza, VANESSA APARECIDA PALERMO, SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS |
A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO E A PARTICIPAÇÃO DE SEUS PAIS NA REDE SOCIAL | |
Wanderleia da Silva Antunes Medeiros, Ronaldo Anderson de Medeiros |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR: Uma analise das Teses e Dissertações | |
Damaris Caroline Quevedo de Melo |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES SOBRE DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Ana Paula Aporta |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Thereza Makibara Ribeiro |
PRÁTICAS DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Natália Fernandes Flores |
PERCEPÇÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM RELAÇÃO À INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO COMPETITIVO | |
Thelma Helena Costa Chahini, Maria da Piedade Resende da Costa |
FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM TEA E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
Simone Oliveira Rinaldo, Silvia Lucato Sigolo, Evelin Rezende Piza |
DISCALCULIA: UMA ANÁLISE DE JOGOS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS | |
Patricia Ferreira Concato Souza, Roberta Negrão Araújo, Joao Coelho Neto |
AS IMPRESSÕES DE MÃES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Ivete Maria Baraldi |
A educação Especial na Perspectiva Inclusiva: O papel do Atendimento Educacional Especializado | |
Kyvia Faria |
INSTRUMENTOS UTILIZADOS POR PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Fabiana Oliveira Koga, Adriana Alonso Pereira |
REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO | |
Relma Urel Carbone, Cristina Cinto Pedroso, Juliane Perez Campos |
O REPERTÓRIO DE LINGUAGEM DE QUATRO CRIANÇAS PEQUENAS COM SÍNDROME DE DOWN | |
Gabriela Aniceto, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil |
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE SALA REGULAR SOBRE ALUNOS SURDOS | |
Graziele Perpetua Fernandes Mello |
AUTISMO: ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA APRENDIZADO POR MEIO DE BRINCADEIRAS | |
Thais Angélica Castanho |
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A TECNOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA | |
Thais Angélica Castanho |
PERFIL PROFISSIONAL DOS CUIDADORES ESCOLARES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Márcia Helena da Silva Melo |
PROFISSIONAIS DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR: ASPECTOS LEGAIS | |
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Mariana Moraes Lopes |
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO INCLUSIVO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Sani de Carvalho Rutz da Silva, Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira |
A RELEVÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA À INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
Josenilde Oliveira Pereira, Thelma Helena Costa Chahini |
UMA REVISÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE | |
Rosana Aparecida Rafael, Marília Bazan Blanco, Rudoph Santos Gomes Pereira |
RELATOS DE UM ADULTO COM SÍNDROME DE DOWN: DAS LEMBRANÇAS DA ESCOLA A PERSPECTIVAS DE TRABALHO | |
MARIA DO CARMO Lobato Silva, Waldísia Rodrigues de Lima |
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA PARA ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Érika Rímoli Mota da Silva, Lidia Maria Marson Postalli |
A IMPORTÂNCIA DO LAZER PARA AS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE | |
Janaina Aparecida Da Silva, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Aline de Novaes Conceição |
O USO DO JOGO “A CORRIDA DA ÁGUA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO E INCLUSIVO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE CTS AOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Rejane Fernandes Vier |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | |
Wilson Nascimento da Silva, Flaviane Pelloso Molina Freitas, Jáima Pinheiro de Oliveira |
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Valéria Rosa Farto Lopes, Carlos César Garcia Freitas |
CARACTERÍSTICAS DA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: INTERAÇÕES, ESPAÇO FÍSICO E AEE | |
Camila Elidia Messias dos Santos, Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Vera Lucia Messias Fialho Capellini |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIREITOS E POSSIBILIDADES | |
Graciliana Garcia Leite, Ana Maria Tassinari, Juliane Aparecida Perez Campos |
INDICADORES EDUCACIONAIS DE ACESSO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS DO CAMPO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2017) | |
Washington Cesar Shoiti Nozu, Bruno Carvalhos dos Santos |
Síndrome de Down e Desempenho Psicomotor | |
Mariana Cristina de Azevedo Sausanavicius, Giseli Donadon Germano |
OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA PARA CRIANÇAS COM TEA NO PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO | |
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Lúcio Mauro Rocker dos Santos, Jáima Pinheiro Oliveira |
FAMÍLIA E SUPERDOTAÇÃO: A QUESTÃO DO ASSINCRONISMO | |
Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti |
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | |
Martha Eugenia Arce Angelo, Eduardo Adão Ribeiro, Washington Cesar Shoiti Nozu |
O BRINCAR DA CRIANÇA CEGA E DA CRIANÇA VIDENTE NA PRÉ-ESCOLA | |
Carolina Biondo da Silva |
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E MOÇAMBIQUE PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA | |
Samuel Vinente, Maria da Piedade Resende da Costa |
A ESCOLARIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EJA: EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA | |
Waldísia Rodrigues de Lima |
O INDICE DE BARTHEL NA AVALIACÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Simone Gomes Ghedini, Bianca Silva Souza |
INDICADORES DE BURNOUT EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Suelen Moraes Lorenzo, Ana Paula Alves Ribeiro, Nilson Rogério Silva |
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA O AUMENTO DE HABILIDADES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. | |
miriam nascimento de lima fernandes |
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM APÁTIA. | |
miriam nascimento de lima fernandes |
INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO DE LITERATURA | |
Regiane Magalhães R. de Oliveira, Nathana Rafaela Ap. Parra, Camila Rodrigues Costa |
APRENDIZAGEM DA LEITURA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM RELATO DE CASO | |
Marilia Bazan Blanco, Michele Costa de Souza, Roberta Negrão de Araújo |
VISIBILIDADE E INADEQUAÇÕES NO USO DOS TERMOS RELACIONADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATÉRIAS DE JORNAL | |
Keisyani da Silva Santos |
REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE PRECONIZADA PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA | |
Danilo Batista de Souza, Maria Almerinda de Souza Matos |
RELATOS DA ESCOLA INCLUSIVA: O QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE NÃO APRENDEM PENSAM SOBRE SUAS DIFICULDADES ESCOLARES? | |
CAMILA FERNANDA DA SILVA |
A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ENTRE A POLÍTICA E A LITERATURA CIENTÍFICA | |
Vivian Santos |
CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS EDIÇÕES DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) DOS CURSOS DE MÚSICA | |
Alexandre Trindade de Almeida |
AÇÃO DIDÁTICA FORMATIVA COM LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM | |
Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Vanderley Flor da Rosa |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Tiarles Mirlei Piaia |
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO CICLO DE POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS | |
Ana Paula Silva Cantarelli Branco |
ENSINO SUPERIOR: A INDISSOCIAÇÃO ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO CONTEXTO INCLUSIVO NO NEPPD/FACED/UFAM | |
Maria Almerinda de Souza Matos, Jáima Pinheiro de Oliveira, Wania Ribeiro Fernandes |
Pôster
O ENSINO DE LIBRAS PARA O ALUNO SURDO COM IMPLANTE COCLEAR: ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM | |
Ana Claudia Tenor |
TECNOLOGIA INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
CAMILA MARIA CORUSSE |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
Mariana Magni Bueno Honjoya, Priscila Pereira Martins Ribeiro |
DESENHANDO CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA POR MEIO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO COLABORATIVO | |
Maria osvalda castro feitosa cristovam, Leysa Miguel Rodrigues Moretti, Kátia de abreu Fonseca |
A INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NOS PAÍSES DA COMUNIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Carlos Eduardo Candido Pereira |
Monitoria em Mediação Escolar: um relato de experiência | |
SANDRA REGINA BARBOSA, FELIPE RODRIGUES MARTINS |
A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA COM FAMÍLIAS DE PESSOAS COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Anaí Ramos Vieira, Elida Garbo Guedes, Mariani da Costa Ribas do Prado |
ANÁLISE DE PRODUTOS DE TECNOLOGOGIA ASSISTIVA APLICADA A ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS | |
Rita Cássia Pavão |
Uma Família de Quebra Cabeça | |
Maria Schmidtt Bastos de Oliveira, Andréa Rizzo dos Santos |
Práticas pedagógicas musicais para o estudante com Transtorno do Espectro Autista e o uso da Comunicação Alternativa | |
Marcos Julio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO | |
Andrea Alves da Silva Soares, Miguel Claudio Moriel Chacon |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS PARA O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | |
Marcos Júlio Sergl, Rodolfo Jonasson de Conti Medeiros |
FORMAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES | |
Bárbara Amaral Martins, Miguel Claudio MorieL Chacon |
LITERATURA INFANTIL E INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO INCLUSIVO DE ENSINO | |
Fernanda Souza Fernandes, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Helen do Socorro Rodrigues Dias |
VERDADES LEGAIS PARA REALIDADES INCLUSIVAS: UM ESTUDO SOBRE OS DISCURSOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO | |
Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Fernanda Souza Fernandes |
OS JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Fernanda Souza Fernandes |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO COVAS MUNICÍPIO DE TERESINA-PI | |
Elayne Cristina Rocha Dias, Libéria Rodrigues Neves |
PSICOMOTRICIDADE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA | |
Cristane Gonçalves Ribas |
A FISIOTERAPIA APLICADA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL | |
Cristane Gonçalves Ribas |
A MÚSICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES | |
MARIANA MARTINS MOURO, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta, Eduarda Ferreira Arf da Silva |
Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) | |
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Adriano Oliveira Caminha, Priscila Pires Alves |
HABILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO | |
Debora Deliberato |
Recursos Didáticos para Alfabetização de Alunos Autistas | |
Cristiane Batista Xavier de Moraes, Vera Lucia Prudência dos Santos Caminha |
RECURSOS MIDIÁTICOS E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO NEPPD/UFAM | |
Jeane Vasconcelos De Oliveira, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS, GIANNE DE SOUSA COSTA |
A ESCRITA E REESCRITA CRIATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO INCLUSIVO | |
Regina Keiko Kato Miura, Stephanie dos Santos Caetano, Camila Bigelli |
LIBRAS E EDUCAÇÃO MÉDICA: CURSO PARA ESTUDANTES COM AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO AOS SURDOS | |
Bianca Rodrigues Yonemotu, Camila Mugnai Vieira |
AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES | |
Fernanda Delai Lucas Adurens, Camila Mugnai Vieira |
Tecnologias Assistivas como Recurso para Interação e Comunicação com a Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo | |
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Tainá Mani Almeida, Priscila Pires Alves |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE | |
Maria Isabel Sousa Vidal, Camila Mugnai Vieira, Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu |
INCLUSÃO NA CRECHE E TERAPIA OCUPACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Julia Machado Silva, Helena Martínez Avila De Mello, Fabiana Cristina Frigieri De Vitta |
INTERVENÇÃO SENSORIAL E PROPRIOCEPTIVA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, PARALISIA CEREBRAL E ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPISCICOMOTOR. | |
Cristane Gonçalves Ribas |
O EFEITO DA GAMETERAPIA NA PSICOMOTRICIDADE EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | |
Juliana Crusco de Oliveira |
A PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRIMEIRA ETAPA DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA | |
Patrícia Alzira Proscêncio, Fernanda Delai Lucas Adurens, Débora Deliberato |
SÍNDROME DE CRI DU CHAT E A UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA | |
Gabriela Ferreira Souza |
O OLHAR DO GESTOR ESCOLAR PARA A INCLUSÃO COMO VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE | |
Flaviane Pelloso Molina Freitas |
A PRODUÇÃO DE JOGOS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS CONSTRUINDO SABERES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Magno Mattos Silva |
O PROCESSO DE SIMBOLIZAÇÃO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O BRINCAR COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO. | |
Amana Ramos Vieira, Jorge Luís Ferreira Abraão |
TERAPIA OCUPACIONAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA: EXPERIÊNCIA NA ADEQUAÇÃO POSTURAL PARA ALUNOS COM DISFUNÇÕES NEUROMOTORAS | |
Luciana Ramos Baleotti, Mariana Dutra Zafani, Janaína Mossini Ireno |
EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA REGULAR: ESTRATÉGIAS VISUAIS PARA APROPRIAÇÃO DA L2 | |
Tatiane Cristina Bonfim |
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PROFESSORES DE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA COM AUTISMO* | |
CRISTIANE DE AZEVEDO GUIMARÃES |
O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE DOCENTES NO USO INICIAL DA CAA NO COTIDIANO ESCOLAR: AEE E TURMA COMUM | |
Maria Candida Bandeira Lacerda de Paula |
INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E BIOTECNOLOGIA: INOVAÇÕES METODOLÓGICAS PATENTEÁVEIS PARA INDIVÍDUOS AUTISTAS | |
Gisele Rodrigues Do Nascimento |
CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LAZER | |
Bianca Andrade de Souza, Janaína Aparecida da Silva, Maewa Martina Gomes da Silva |
PRÁTICA QUE OPORTUNIZA APRENDIZAGENS SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR | |
Jessica Rodrigues Santos |
ESTUDANTES DE MEDICINA E INCLUSÃO: AVALIAÇÃO DE ATITUDES SOCIAIS | |
camila mugnai vieira, Bianca pereira rodrigues Yonemotu |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS | |
Mariana de Oliveira Martins Domingues |
A VISÃO DOS FAMILIARES SOBRE A ATIVIDADE ESCOLAR DE CRIANÇAS USUÁRIAS DO IMPLANTE COCLEAR | |
Fabiana Cristina de Souza, Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz |
A TERAPIA OCUPACIONAL E O BRINCAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS. | |
Ana Júlia Sgavioli, Bárbara Solana Scarlassara, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta |
A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
José Tadeu Acuna, Lucia Leite |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CRECHE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS | |
Carla Francielly Martini Novaes, Girlene de Albuquerque Cruz, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta |
CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA EM UNIVERSITÁRIOS | |
Lucia Pereira Leite, Giovana Rezende Vieira |
USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Regiane Ferreira, Mariana Sampaio, Mariane Andreuzzi Araujo |
TRABALHO,SAÚDE E DEFICIÊNCIA: PANORAMA DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA | |
Maria Angela Mossini Augusto, Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva |
ANÁLISE DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE UNIVERSITÁRIOS SURDOS | |
VANESSA APARECIDA PALERMO, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins |
PRÁTICAS INTERSETORIAIS DE MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM UMA REGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. | |
Thayla Caroline da Silva, Gerusa Ferreira Lourenço, Patrícia Carla de Souza Della Barba |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ORIENTAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA GRAVIDEZ | |
Maria do Carmo Lobato Silva, Marco Aurélio Tupinambá, Waldísia Rodrigues de Lima |
INCLUSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DA PESSOA CEGA OU COM BAIXA VISÃO COM APOIO DA TECNOLOGIA | |
Karen Regiane Soriano, José Luiz Vieira de Oliveira |
PERCEPÇÃO DE MÃES DE ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR: RESULTADOS PARCIAIS | |
Ariane Marques Silva, Janáina Mossini Ireno, Luciana Ramos Baleotti |
A PARTICIPAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE UMA CRIANÇA COM FOCOMELIA | |
Fabi Antunes da Silva |
QUESTÕES OCUPACIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E ASPECTOS DE ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL COM ESSE PÚBLICO | |
Anielle Mitsue Sato, Mayara Paiva Santos, Jáima Pinheiro de Oliveira |
PARCERIAS INTERINSTITUCIONAIS EM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: UM GUIA DA REDE ASSOCIATIVA NA REGIÃO DO CONLESTE | |
Leomar Rodrigues de Avellar Baptista, Alice Akemi Yamasaki |
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA COM CEGUEIRA CONGÊNITA:UM ESTUDO DE CASO | |
Marta Cristina Rodrigues |
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Maria Candida Bandeira Lacerda de Paula |
DIREITOS E GARANTIAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A IMPLANTAÇÃO DE INSTÂNCIAS EXECUTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO | |
Francisco Rodrigues Neto, Daniela Leal |
PROPOSTA PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS | |
Melina Silveira Franco |
INCLUSÃO ESCOLAR: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE MANAUS | |
Julia Graziela Queiroz |
A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INDÍGENA: APONTAMENTOS DAS PESQUISAS BRASILEIRAS | |
Ana Carolina Machado Ferrari, Francisco Ângelo Coutinho, Mônica Maria Farid Rahme |
O OLHAR DO PROFESSOR NA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM SALA DE AULA | |
Aletéia Cristina Bergamin, Victor Alexandre Barreto da Cunha, Eliana Marques Zanata |
MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO PARA PROFESSORES E PAIS | |
Alex Fabiani de Menezes Chagas |
TERAPIA OCUPACIONAL E O TRABALHO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS COM TEA | |
Andrea Rizzo dos Santos |
CONCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DA INCLUSÃO NA SALA REGULAR | |
Natália Morato Mesquita Sabella, Cláudia Regina Mosca Giroto |
IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – IF SUDESTE MG | |
Sandro Vieira Teófilo, Wanessa Moreira de Oliveira |
PERFIL SENSORIAL DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL | |
Rubiana Cunha Monteiro, Camila Boarini dos Santos |
A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR E OS SENTIDOS DO NÃO APRENDER | |
Jaqueline Belga Marques, Claudia Mosca Giroto |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO DE GINÁSTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PARA AUTISTAS | |
Annye de Picoli Souza |
KIT DE LEGUMES MINIMAMENTE PROCESSADOS LÚDICOS DESTINADOS AOS PORTADORES DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) | |
Juliana Audi Giannoni, Flavia Maria Vasques Farinazzi-Machado, Adriana Maria Ragassi Fiorini, Elisângela De Fátima Bento |
ANÁLISE DOS ESPAÇOS DAS UNIDADES HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | |
Aline Martins Anjos, Sandra Maria Antunes Nogueira |
A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ADAPTADAS COMO SUPORTE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Ágatha Assis Bandeira dos Santos, Patrícia Tupin Martins, Mariana Monteiro |
A FAMÍLIA DA CRIANÇA COM AUTISMO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Thais Angélica Castanho |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO RECURSO PARA INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM A PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO | |
Priscila Pires Alves |
USO DO INSTRUMENTO SOTU BR NA PRESCRIÇÃO DE TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO | |
Lígia Maria Presumido ´Braccialli, Gabriele Barbaresco Rabadan, Marina Gouvea Malheiros |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE UM ENVELHECIMENTO ATIVO | |
Kassia Cristina da Silva Raiol, Rochelle da Silva Batista, Angélica Bittencourt Galiza |
LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE PRODUÇÕES COM O USO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL | |
Simara Pereira da Mata |
CONSTRUÇÃO DE REDES COLABORATIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | |
Jáima Pinheiro de Oliveira, Sean Bracken |
A LUDICIDADE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL | |
Edith Gonçalves Costa, Kássia Cristina da Silva Raiol, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida |
PARTICIPAÇÃO DE ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Fernanda Carolina Toledo da Silva, Lígia Maria Presumido Braccialli |
A PRESENÇA DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR NA PRODUÇÃO CIÊNTIFICA | |
Everton Santana Oliveira, Patrícia Tupin Martins, Jaima Pinheiro Oliveira |
DIÁLOGO ENTRE A FAMÍLIA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO | |
Rochelle da Silva Batista, Angélica Bittencourt Galiza, Edith Gonçalves Costa |
A ARTE-EDUCAÇÃO AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA A CRIANÇA COM TEA | |
Carlos André Marques |
ANÁLISE DO USO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO METATEXTUAL NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Analiz Lazaro, Karen Regiane Soriano |
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE CIRCUITO FUNCIONAL EM ACADEMIA PARA INDIVÍDUOS COM TEA | |
Claudia Mieli Saito |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INCLUSÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO | |
Tarsila Torte de Mello |
O USO DO PRONARRAR E ADAPTAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA EM SUJEITOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO | |
Emely Kelly Oliveira, Flaviane Pelloso Mollina Freitas |
A construção de uma política curricular para educação especial na perspectiva da educação inclusiva | |
Mariana da cunha Sotero |
A MEDICALIZAÇÃO DO TDAH EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP | |
Fernanda Vollet |
MAPEAMENTO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SUBSÍDIOS PARA PROPOSTAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO COM ESSE PÚBLICO | |
Jáima Pinheiro de Oliveira, Sean Bracken |
IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL | |
Erika de Freitas Mika, JANETE APARECIDA DOS SANTOS NEVES, KIRIAKI FREITAS RODRIGUES |
O PAPEL DO PROFESSOR NA IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
Maria Beatriz Campos de Lara Barbosa Marins Peixoto, Victor Alexandre Barreto da Cunha, Camila Elidia Messias dos Santos |
PROGRAMA DE EVIDÊNCIAS GLOBAIS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS UNIVERSIDADES | |
Eliane Regina Titon Hotz, Tatiana Izabele Jaworki de Sá Riechi, Laura Ceretta Moreira |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS COMO FACILITADORAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Kássia Cristina da Silva Raiol, Edith Gonçalves Costa |
PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) | |
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Andréa Rizzo dos Santos |
PRÁTICAS INTERSETORIAIS DE MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM UMA REGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. | |
Thayla Caroline da Silva, Gerusa Ferreira Lourenço, Patrícia Carla de Souza Della Barba |
HISTÓRIAS COM YOGA EM FAMÍLIA “DOWNS ENTRE AMIGOS” – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Fernanda Rossi, Andréia Rizzo dos Santos |
LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ATUAL DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) EM CAMPO GRANDE - MS | |
Ana Lígia Cereali |
INCLUSÃO EM ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | |
Mônica Aparecida Souza da Silva, Bruno Carvalhos dos Santos, Washington Cesar Shoiti Nozu |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DISCUTINDO SOBRE A SEXUALIDADE | |
Angelica Bittencourt Galiza, Rochelle da Silva Batista, José Achieta de Oliveira Bentes |
AÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
Mariana Magni Bueno Honjoya, Priscila Pereira Martins Ribeiro |
Formação de estagiários do Programa “Aprender sem Limites”: a experiência do Cefai da DRE de Pirituba Jaraguá | |
Ingrid da Silva Ricomini, Marta Cristina Rodrigues |
O ENSINO DE ELETROSTÁTICA POR MEIO DE UMA APOSTILA SINALIZADA PARA O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS INSERIDOS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS-IFAM/CMC | |
Caroline melgueira da Silva |
IMPLANTE COCLEAR: UMA ANÁLISE DOS POSICIONAMENTOS POR SURDOS | |
JOSÉ ANCHIETA DE OLIVEIRA BENTES, Angélica Bittencourt Galiza, Fabio Augusto Teixeira Rodrigres |
JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ASSERTIVIDADE NO USO DO TELEFONE CELULAR | |
Caroline Gomes do Nascimento |
Oficinas pedagógicas e a inclusão de autistas na rede regular: desafios e possibilidades | |
Marcela Scotti Marin Silva |
DESCRIÇÃO REFLEXIVA SOBRE UM RACIOCÍNIO CLÍNICO EM TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Carolina Cangemi Gregorutti, Bianca Andrade de Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO DA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS/MS | |
Amanda Segantini da Rosa, Renata Oliveira Galvão, Washington Cesar Shoiti Nozu |
INOVAÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: PROTOCOLO PARA ESTIMULAÇÃO PERCEPTOMOTORA DE ESTUDANTES COM DISFUNÇÃO NEUROMOTORA E AUTISMO POR MEIO DE EXERGAMES | |
Gisele Silva Araujo, Manoel Osmar Seabra Júnior, Luciana Christine Fernandes Tanaka |
O PAPEL DA FAMÍLIA COMO FERRAMENTA NA INSERÇÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA | |
Dilma Costa Nogueira Dias |
ATITUDES SOCIAIS DE PEDAGOGOS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO | |
Caroline Aparecida Nascimento Dias, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza |
ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM | |
Marisa Mendes Machado de Souza |
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AUTOADVOCACIA E EMPODERAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
David Lindolpho, Maewa Souza, Mariele Freitas |
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA À LUZ DA EXPERIENCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA | |
Caroline melgueira da Silva, Aldicea Craveiro de Lima Ferreira |
UM OLHAR ACERCA DO DOMÍNIO EM MATEMÁTICA DE UMA CRIANÇA PRECOCE | |
Mariana Cristina Lopes, Ivete Maria Baraldi |
PERCEPÇÃO DE NORMALIDADE, ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS E ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SEM DEFICIÊNCIA | |
Adriana Alonso Pereira, Aline Novaes Conceição, Maewa Martina Gomes da Silva Souza |
MATRÍCULAS DE ESTUDANTES DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Patrícia Tupin Martins, Analiz Lazaro, Mariana Ferreira Monteiro |
TECNOLOGIA DISPONÍVEL PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO EM AMBIENTE PROFISSIONAL | |
Karen Regiane Soriano, José Luiz Vieira de Oliveira |
PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FRENTE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO | |
Daniele Stevanato, Carla Cristine Tescaro Santos Lino, Nilson Rogério Silva |
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO PRECOCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E INDICADORES AUXILIARES NO PROCESSO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA | |
Josiane Aguiar Cerqueira Feliciano |
ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A INTERFACE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: TESES E DISSERTAÇÕES DE 1996 A 2016 | |
FABIANE FANTACHOLI GUIMARÃES |
Vídeo
Retrato da Acessibilidade no ensino superior | |
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Lúcia Pereira Leite, Ana Paula Camilo Ciantelli |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EJA: AMPLIANDO POSSIBILIDADES | |
Marcela Fontão Nogueira |
OFICINA DE ADAPTAÇÃO DE TEXTOS EM LEITURA FÁCIL: ELIMINANDO BARREIRAS NO MATERIAL DIDÁTICO | |
Marcela Marques dos Santos, Mara Monteiro da Cruz |
APRENDIZAGEM DE MÚSICA DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN: INCLUSÃO NO AMBIENTE DE ENSINO COLETIVO MUSICAL | |
Polyana Aparecida Scudero Gatto |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .