XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO DA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS/MS
Amanda Segantini da Rosa, Renata Oliveira Galvão, Washington Cesar Shoiti Nozu

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: A inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial em escolas do campo tem sido ampliada nos últimos anos, em decorrências das políticas educacionais brasileiras atentas à questão da diversidade. Em face desta demanda, muitos desafios têm emergido no cotidiano escolar para atender às especificidades dos alunos com necessidades educacionais específicas que vivem no meio rural. Objetivo: Nesse cenário, o presente trabalho busca descrever o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental em uma escola do campo da rede estadual de ensino localizada na Região da Grande Dourados/MS. Método: A metodologia ancora-se numa abordagem qualitativa, operacionalizada mediante uma pesquisa colaborativa que visa, simultaneamente, a investigação da realidade e a formação docente. A pesquisa, iniciada em meados de 2017, encontra-se em andamento e baseia-se em análise documental, observações, entrevistas e grupos focais. Resultados: Os achados parciais evidenciam uma movimentação da escola estudada em prol da inclusão dos alunos com deficiência intelectual, com disponibilização de professores de apoio na sala de aula comum e sala de recursos multifuncionais. Entretanto, ainda que haja uma relação profissional entre os professores especialistas e os professores regentes na sala de aula, acredita-se que as atividades poderiam estar mais articuladas para promoção da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual. Conclusão: Considerando os anseios desta investigação-formação de contribuir para a potencialização da participação, aprendizagem, desenvolvimento e autonomia dos alunos com deficiência intelectual na escola do campo eleita, a proposta do ensino/consultoria colaborativa tem despontado como potente para aproximar o trabalho dos docentes regentes e especialistas neste contexto.


Palavras-chave


Educação Especial; Educação do Campo; Pesquisa Colaborativa.