XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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O EFEITO DA GAMETERAPIA NA PSICOMOTRICIDADE EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Juliana Crusco de Oliveira

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem cerebral, caracterizada por perturbações em áreas como a psicomotricidade, na qual é responsável pelo reconhecimento do próprio corpo, da lateralidade e noção espacial. Estudos recentes afirmam que a gameterapia pode ajudar no desenvolvimento dos aspectos psicomotores, como complemento de atividades, pois, além dos benefícios, pode proporcionar motivação extra e feedback em tempo real, que auxiliam na melhor qualidade de vida. Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar os aspectos psicomotores de crianças com TEA antes e após um programa de intervenção de gameterapia. Método: Serão selecionadas vinte crianças, de ambos os gêneros, na faixa etária de 4 a 10 anos de idade, divididas em dois grupos: grupo experimental (n =10), composto por crianças com síndrome de TEA e grupo controle (n=10), composto também por crianças com TEA, porém pareadas em relação a idade e ao sexo com as crianças do grupo experimental. Serão excluídas da pesquisa as crianças que não apresentarem a faixa etária estabelecida, ou que apresentam deficiências físicas e sensoriais associadas ao TEA. A coleta de dados será feita por meio de três procedimentos, sendo eles: 1) Avaliação inicial- Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), que avalia a motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, rapidez, organização espacial e lateralidade; 2) Programa de intervenção e, 3) Reavaliação - (EDM). Resultados: Até o presente momento, realizou-se a revisão bibliográfica utilizando os descritores “autismo e game”, “jogos virtuais e autismo”; “realidade virtual e autismo”, “autism and games”, “autism and therapy game”, sendo encontrados 33 artigos nas bases de dados Capes (16) e Bireme (17). Conclusão: Espera-se que após o programa de intervenção com a gameterapia, os participantes do grupo experimental, apresentem um melhor desenvolvimento nos aspectos psicomotores do que em relação ao grupo controle.

Palavras-chave


Gameterapia; Terapia Ocupacional; Transtorno do Espectro Autista.