Tamanho da fonte:
PARTICIPAÇÃO DE ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Introdução: a Educação Física Inclusiva deve promover práticas que oportunizem a participação de todos os alunos. Além disso, benefícios são gerados em crianças com deficiência física que participam de programas de atividade física. Objetivo: descrever a percepção de uma professora de Educação Física sobre a participação de sua aluna com deficiência física em suas aulas. Método: Participou uma professora de Educação Física de uma turma de 2º ano do ensino fundamental I, com uma aluna com paralisia cerebral, de uma escola regular de ensino privado da cidade de Marília/SP. Foram realizados os procedimentos éticos. No quarto semestre de 2017, foi realizada uma entrevista não estruturada, a qual foi transcrita e analisada, gerando seis categorias. Resultados: as categorias foram: 1) compreensão da aluna para realizar as atividades; 2) agilidade da aluna; 3) evolução da aluna durante as aulas; 4) auxiliar de sala; 5) relação professora – aluna e 6) relação aluna - alunos. Na primeira categoria, a professora declarou que a aluna compreende bem o que é necessário para executar as atividades das aulas. Em contrapartida, na segunda categoria, ela comentou que sua aluna realiza as atividades com menos agilidade que os demais alunos. Na terceira categoria, foi percebido que a aluna se acostumou à rotina das aulas e evoluiu durante o ano. Na categoria quatro, foi relatado sobre a atenção especial que a aluna recebe da auxiliar de sala, a qual acompanha a turma durante todas as aulas. Na quinta categoria foi explicitado o carinho que a aluna tem por ela, e ela pela aluna. Na última categoria, foi relatado sobre a relação entre a aluna e os demais alunos, havendo respeito e carinho entre todos. Conclusão: Segundo o relato da professora de Educação Física, sua aluna com deficiência participa das atividades e é aceita pelos colegas de turma.
Palavras-chave
Deficiência física; Participação; Educação Física Inclusiva