XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PROFESSORES DE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA COM AUTISMO*
CRISTIANE DE AZEVEDO GUIMARÃES

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Investigar habilidades sociais educativas (HSE) de professores que estão diretamente envolvidos no processo educativo de crianças pré-escolares com autismo possibilita identificar se o repertório de HSE dos professores é contingente às necessidades dos alunos. O objetivo do estudo foi identificar HSE de professores de crianças pré-escolares com autismo em situações do cotidiano escolar. Participaram quatro professoras regentes da pré-escola que tinham alunos com autismo frequentando suas salas, sendo P1 (Pedagoga, 36 anos de idade e 12 anos de prática), P2 (Educadora física, 30 anos e 5 anos de prática) P3 (Pedagoga, 43 anos e 20 anos de prática) e P4 (Pedagoga, 33 anos e 15 anos de prática). Os professores responderam ao Questionário de Habilidades Sociais Educativas do professor da pré-escola em situações do cotidiano escolar que é baseado nas classes do sistema de categorias de habilidades sociais educativas (DEL PRETTE.; DEL PRETTE, 2008). O instrumento avalia quatro categorias amplas (Estabelecer contexto interativo em sala de aula; Transmitir e expor conteúdos; Estabelecer limites e disciplina; Monitorar positivamente) por meio de 27 sentenças de supostas situações do cotidiano escolar da pré-escola (atividade de coordenação motora, história, brincadeiras e cantigas), nas quais o professor faz uma autoanálise da frequência com que se comporta na situação (opções de resposta dadas a priori). Resultados preliminares mostraram que P1 e P4 ficaram com valores próximo à média. P3 apresentou melhores valores de média em todas as categorias avaliadas e P2 se autoavaliou mais negativamente em relação às quatro categorias de HSE. Foram levantadas questões acerca da influência da formação inicial, do tempo de atuação da prática na Educação Infantil sobre tais resultados. Todavia, a análise de dados referente a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais Educativas nos permitirá verificar aproximações ou distanciamentos com os dados aferidos  pelo questionário.

Palavras-chave: Habilidades Sociais Educativas. Pré-escola. Autismo.

*Recorte da dissertação de mestrado do primeiro autor

Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Palavras-chave


Habilidades Sociais Educativas; Pré-escola; Autismo.