XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS
Patricia Santos de Oliveira

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A temática acerca da formação de professores de educação especial configura-se como uma rede complexa que engloba o campo do ensino superior, as diretrizes curriculares para a educação básica e o modelo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Educação Especial. Neste contexto poucas pesquisas têm se dedicado a estudar a formação inicial dos professores em Educação especial. Assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar os cursos de Licenciatura em Educação Especial e analisar seus respectivos Projetos pedagógicos de curso. Trata-se de um estudo documental do tipo exploratório, como fonte de dados foram utilizados os projetos pedagógicos de curso das universidades públicas e particulares. Foram analisados um total de dez cursos de licenciatura em Educação Especial, oferecidos por oito universidades, duas públicas e seis privadas. A partir da análise dos documentos, foi possível considerar que os PPC's seguem diferentes perspectivas e que as instituições particulares representam atualmente 75% do total de universidades que oferecem o curso por meio de parcerias com programas do governo federal, contudo, o número de cursos em vigência está aquém das necessidades do sistema educacional brasileiro. Por tanto, se faz necessário que o poder público se responsabilize e priorize a formação inicial do professor de Educação Especial.