XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FISICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Talita Silva Perussi Vasconcellos, Liz Amaral Saraiva Morgado, Rosimeire Maria Orlando

Última alteração: 2018-05-07

Resumo


O presente trabalho tem como foco o estudo do uso de jogos como recurso pedagógico para crianças com deficiência física.Para responder ao objetivo, esse estudo foi desenvolvido com base em uma revisão sistemática de literatura, apoiada na abordagem qualiquantitaitva das produções detectadas no levantamento.A pesquisa foi realizada nos ambientes virtuais de duas bases de dados de acesso púbico: periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online. Utilizou-se os seguintes descritores: jogos, deficiência física. Como critérios de inclusão foram considerados os trabalhos: nacionais e em língua portuguesa; referentes à temática jogos e deficiência física; os que disponibilizaram pelo menos o resumo online; que atenderam ao período de 2007 a 2017. Os critérios de exclusão foram: duplicidade dos trabalhos; os que estivessem indisponíveis; e os que não tratassem do tema. A partir daí, realizou-se a leitura dos títulos e dos resumos e o armazenamento dos resultados em planilhas.No total foram encontradas quatro produções acadêmicas e agrupadas em 3 categorias: (1) Distribuição dos trabalhos acadêmicos por período; e (2) Local de produção. A análise dos trabalhos acadêmicos possibilitou identificar, sistematizar e analisar um total de quatro produções científicas no período em foco.Entende-se com os presentes trabalhos a relevância acadêmico-social do estudo, a partir dos dados, considera-se que as recentes produções são grandes ferramentas para a inclusão de este aluno tornar-se efetiva. Sendo assim percebe-se ainda a necessidade de futuras produções para tornar esta ferramenta mais eficaz em uma realidade inclusiva.Destaca-se que todas as pesquisas ressaltaram o caráter motivacional do jogo em si, e a importância dele para aprendizes. Nesse sentido percebe-se a importância da pesquisa na área, pois sendo o jogo uma ferramenta pedagógica motivacional, usa-la para alfabetização é um método com chances de progresso na área do ensino em geral e no ensino e aprendizagem de crianças com deficiência física.


Palavras-chave


Educação especial; deficiência física; jogos.