XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO PRECOCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E INDICADORES AUXILIARES NO PROCESSO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA
Josiane Aguiar Cerqueira Feliciano

Última alteração: 2018-04-14

Resumo


Introdução: A identificação do aluno com características de precocidade durante o período de escolarização na educação infantil, realizada por professores de sala de aula, é uma necessidade urgente, uma vez que essas crianças são sujeitos de direitos a um atendimento diferenciado face a suas especificidades educacionais. Dois estudos vêm sendo realizados: um na perspectiva de atendimento individual, priorizando a inteligência intrapessoal, com o uso de jogos no processo de identificação da precocidade. O outro, na perspectiva do desenvolvimento individual dentro da coletividade da sala de aula, com listas de indicadores de precocidade publicadas em textos acadêmicos da área, tem observado a precocidade em uma vertente da inteligência interpessoal.  Objetivo: Apontar instrumentos eficazes de observação e identificação de crianças com características de precocidade que possam auxiliar professores de sala de aula da Educação Infantil, a fim de que as crianças sejam identificadas, reconhecidas, avaliadas e, por fim, atendidas de acordo com a legislação vigente. Método: Para o desenvolvimento do presente trabalho, utiliza-se o método da pesquisa de campo, com característica interativa e interdisciplinar, tendo por base a pesquisa bibliográfica sobre o tema da precocidade e sua identificação, bem como a pesquisa documental, buscando nos textos legais o alicerce para as propostas de atendimento aos alunos com características de precocidade.  Resultados: Durante o processo de desenvolvimento da pesquisa, tem se mostrado como imperativa a necessária formação continuada do professor de sala de aula, com vistas a compreender as características do público pesquisado e, portanto, ter condições de atuar como identificador do mesmo. Conclusão: Espera-se, ao final da pesquisa, contribuir com instrumentos eficazes de identificação dos alunos por parte dos professores, de forma que os docentes tenham acesso a informações que favoreçam a identificação e o atendimento dos alunos precoces em suas necessidades educativas especiais.

Palavras-chave


Precocidade. Jogos. Lista de Indicadores.