XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PLANEJAMENTO EM PARCERIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNA COM PARALISIA CEREBRAL EM CLASSE COMUM
Rita de Cássia Gomes de Oliveira Almeida

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O Brasil tem avançado ao se falar na escola como um lugar de todos e para todos, referente ao processo de inclusão dos alunos público alvo da Educação Especial, uma vez que a efetivação da matrícula não é a garantia de sucesso desses alunos no decorrer de sua trajetória escolar. Desta forma, alunos com paralisia cerebral precisam utilizar em suas atividades escolares recursos de Tecnologia Assistiva para facilitar o acesso aos conteúdos escolares. Logo, o objetivo desse estudo buscou analisar como se deu o planejamento em parceria para implementação de recursos de TA para aluna com paralisia cerebral em classe comum. Para isso, o método utilizado para este estudo fundamentou-se na abordagem qualitativa, embasando-se no modelo de pesquisa colaborativa, pois consiste na resolução de problemas levantados dentro da realidade local. Participaram desta pesquisa uma professora da classe comum da educação infantil - Infantil II e uma agente educacional responsável em acompanhar a aluna com paralisia cerebral na classe comum. Como participante indireto teve-se uma aluna com paralisia cerebral regularmente matriculada e frequentando, tanto a SRM, quanto a classe comum. Para os procedimentos de coleta de dados deste estudo foi realizado oito encontros de planejamento para implementação/intervenção de recursos de TA na classe comum. A análise dos dados ocorreu a partir das filmagens referente à etapa de discussão para elaboração do planejamento das atividades. Os resultados apontaram que a elaboração de planejamentos em parceria além de ser possível proporcionou a garantia das mesmas oportunidades de aprendizagens a serem oferecidas para todos os alunos, promovendo práticas pedagógicas inclusivas. Esse estudo apontou mais um caminho no trabalho junto aos alunos com paralisia cerebral, buscando assessorar nas dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização dos recursos de TA e empenhando-se para que o processo de escolarização dos alunos com paralisia cerebral ocorra de forma efetiva.


Palavras-chave


Educação Especial. Tecnologia Assistiva. Paralisia Cerebral.