XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A PARTICIPAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE UMA CRIANÇA COM FOCOMELIA
Fabi Antunes da Silva

Última alteração: 2018-05-07

Resumo


Introdução: A focomelia é uma anomalia congênita caracterizada pelo encurtamento dos membros do feto. Devido à má formação, pode-se gerar atraso motor resultando em limitações na realização das atividades de vida diária (AVD), podendo necessitar de Tecnologia Assistiva (TA) para melhorar o desempenho. Objetivo: Este estudo teve como objetivo propor recursos de TA para ampliar as habilidades funcionais na realização das AVD. Método: Participou deste estudo uma criança do sexo feminino de sete anos, com focomelia dos membros superiores. A coleta de dados foi realizada na clínica escola de uma universidade do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para avaliar a independência nas AVD foi o “Catálogo de Avaliação do Nível de Independência de Crianças de 4 a 8 anos”, proposto por Matsukura e Marturano (2001). As intervenções ocorreram por meio de atendimentos semanais, com duração de 50 minutos, durante oito meses. Resultados: Os resultados da avaliação apontaram dependência em vestir-se e no autocuidado (banho, higiene íntima), sendo que a participante parou de usar fraldas com 6 anos e 10 meses, contudo, apresentava independência para alimentar-se, linguagem e cognição preservada. As intervenções visaram fornecer orientações para vestuário, como, colocar os calçados e roupas mais fáceis de serem vestidas, considerando as demandas trazidas pela participante, além da confecção de recursos de TA e aplicação de bandagem elástica para inibição de dor na cintura escapular, região lombar e extensão do polegar. Os recursos confeccionadas foram para esmaltar as unhas, para independência na higienização intima após o uso do sanitário e por último a adaptação da escova de cabelo. Em todos os recursos, realizou-se o treino e a reavaliação. Conclusão: Conclui-se que o Terapeuta Ocupacional pode favorecer a independência nas AVD por meio de recursos de TA que ampliam a participação e possibilitam o aprimoramento e aquisição de habilidades.


Palavras-chave


Palavras-chave: Focomelia; Terapia Ocupacional; Intervenção