Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Introdução: A terapia ocupacional tem como uma de suas funções auxiliar a pessoa com transtorno do espectro do autismo (TEA) a melhorar a qualidade de vida em casa e na escola. O terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com autismo possam chegar à independência. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas com crianças com TEA. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. As atividades foram desenvolvidas com crianças de 03 a 05 anos, durante o mês de março de 2018, em uma instituição de assistência a crianças e adolescentes com TEA, localizada em um município de médio porte no interior do estado de São Paulo. Resultados: No total foram realizados 94 atendimentos individuais e/ou em grupo. A partir da análise dos mesmos foi possível perceber que o espaço criado pelos atendimentos de terapia ocupacional apresenta-se como um espaço de interação e troca entre terapeuta-crianças-educadores, fortalecendo ações e atividades, possibilitando a articulação dos saberes em saúde e educação com o cotidiano dos atores envolvidos, auxiliando na formação dos educadores. Conclusão: Pode-se concluir que as atividades contribuíram para a construção e o aprimoramento do saber-fazer da terapia ocupacional e o ensinar-aprender, enriquecendo sobremaneira a transdisciplinariedade entre saúde e educação.
Transdisciplinariedade. Saúde. Educação