XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM SÍMBOLOS TÁTEIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL
Flavia Daniela dos Santos Moreira

Última alteração: 2018-04-22

Resumo


Introdução: Muitas com deficiência múltipla sensorial, que não usam a linguagem oral para se expressar, lutam para comunicar seus desejos e necessidades, para movimentar seu corpo e para aprenderem e compreenderem conceitos e ideias abstratas. Frente a essa realidade, há que se pensar em oferecer suportes que favoreçam a comunicação destas crianças por meio da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Nesse sentido questiona-se o seguinte: a comunicação alternativa com símbolos táteis pode favorecer atos comunicativos de crianças com deficiência múltipla sensorial? Objetivo: Analisar a habilidade de expressão comunicativa de crianças com deficiência múltipla sensorial a partir da utilização de símbolos táteis e gestos. Método: Participaram dessa pesquisa três crianças com deficiência múltipla sensorial, sendo um menino com baixa visão cadeirante, uma menina cega e um menino cego, ambos com cinco anos de idade e não verbais. Resultados: Os dados revelaram que a hipótese formulada nesta pesquisa serviu de explicação para os resultados obtidos, pois esta hipótese considera que o procedimento, cujo propósito consistiu em associar a comunicação alternativa aos símbolos táteis, favoreceu habilidades comunicativas em crianças com deficiência múltipla sensorial não verbais. Conclusão: constatou-se a importância do procedimento da comunicação alternativa com símbolos táteis como recurso favorecedor de atos comunicativos por crianças com deficiência múltipla sensorial e não verbais.

 



Palavras-chave


Deficiência Múltipla Sensorial, Comunicação Alternativa, Símbolos Táteis