Última alteração: 2018-04-22
Resumo
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de verificar a emergência do conceito relacional /menor-que/ e /maior-que/ em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, para conjuntos e numerais impressos; e, analisar a emergência de relações derivadas, transformação da função, generalização e produção de respostas. Participaram da pesquisa duas crianças com TEA, idade entre 9 e 10 anos, matriculadas na rede regular de ensino, cidade do interior de São Paulo; que nunca haviam participado de um trabalho de pesquisa como esse e com desempenho inferior a 50% para os conceitos relacionais de /maior-que/ e /menor-que/ no mapeamento do repertório de entrada. Utilizou-se algarismos e conjuntos de 1 a 3, desenhos lineares, símbolos (/igual/, /diferente/, /menor-que/, /maior-que/). O delineamento experimental se constituiu de treino de conceito de números, conceitos relacionais; teste imediatos para avaliar as relações emergentes, o responder relacional derivado, transformação da função, generalização, produção de respostas e manutenção após 30 e 60 dias. Os participantes apresentaram, ao final do estudo, os conceitos numéricos envolvendo os valores de 1 a 3. Também adquiriram o conceito relacional diretamente ensinado por meio de procedimentos baseados em múltiplos exemplares de Tarefas modificadas de MTS, assim a transferência do responder para novos conceitos relacionais. Apesar da dificuldade enfrentada, como falta de espaço adequado, foi possível concluir o trabalho e ver a possibilidade de aprendizagem dos alunos ampliada.