XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO PARA A ATENÇÃO À DIVERSIDADE NA ESPANHA: CASTILLA-LA MANCHA
Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


O presente trabalho é resultado de estudos realizados para a execução de um projeto de pesquisa (de doutorado) mais amplo, realizado a fim de investigar o sistema educacional espanhol no tocante a Educação Especial. Neste sentido, o presente estudo tratou de caracterizar os serviços de apoio para a atenção à diversidade, oferecidos na Espanha (Castilla-La Mancha), visando contribuir com o sistema de ensino brasileiro. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa se caracteriza como um levantamento teórico ou pesquisa bibliográfica, segundo Marconi e Lakatos (2003). O atendimento aos alunos com algum tipo de deficiência é oferecido pelos centros educativos ordinários ou comuns de Educação Infantil, Primária e Secundária (públicos, privados e privados concertados) e os centros de Educação Especial.  Nos centros educativos comuns encontram-se os departamentos e equipes de orientação como forma de atenção ao alunado de educação Infantil e Primaria e vários profissionais integrados nesta equipe: psicopedagogos, professores técnicos de serviço comunitário e professores especialistas de pedagogia terapêutica e de audição e linguagem. O professor de Pedagogia Terapêutica é o especialista dedicado a promover o ensino aos alunos com necessidades educativas especiais associadas a deficiências ou a transtornos graves de conduta. Já o professor de Audição e Linguagem, é um especialista dedicado a promover e desenvolver competências linguísticas, bem como em melhorar patologias relativas à linguagem oral e escrita. As considerações acerca desta pesquisa caracterizaram os principais apoios educativos do contexto espanhol, como o professor de Pedagogia Terapêutica e de Audição e Linguagem, e as parcerias existentes entre estes e toda a escola, bem como possíveis aproximações e diálogos para o Brasil. Tais características nos permitem apontar contribuições para o contexto brasileiro a fim de promover ações efetivas para com os desafios enfrentados nesta realidade.

 


Palavras-chave


Educação especial; política inclusiva; apoio educativo.