XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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O JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARINTINS.
DENILSON DINIZ PEREIRA, JOENE DE JESUS CRUZ VIEIRA

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Esta pesquisa propõe o diálogo do “o jogo como ferramenta lúdica para a formação integral de alunos com transtorno do espectro autista – TEA em uma escola pública estadual de Parintins.” tendo como objetivo: compreender de que forma os jogos lúdicos podem contribuir para a formação integral de alunos com o transtorno do espectro autista, a partir de literaturas existentes na área. Neste estudo indagamos a seguinte hipótese: De que forma os Jogos lúdicos podem contribuir para a formação integral de alunos autista? Após esta indagação demos início ao nosso estudo, partindo do pressuposto de que os Jogos Lúdicos são produções humanas, inseridos em determinada sociedade. Método: A sistematização desse estudo inicia-se com a introdução dialogando sobre a importância dos jogos lúdicos dentro do contexto escolar da educação especial na perspectiva inclusiva, realizamos um resgate do entendimento de autores sobre os jogos lúdicos e suas características e contribuições na formação integral de alunos do espectro autista, posteriormente, descreveram o caminhar metodológico que usamos para a construção da pesquisa.  Resultados: e discussões a partir do levantamento realizado em lócus no ambiente escolar e por fim, sintetizamos as perspectivas para uma melhoria na qualidade do ensino e a inserção de jogos cooperativos de forma lúdica para a formação integral de alunos com transtorno do espectro autista como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem na escola.


Palavras-chave


Jogos Lúdicos; Formação Integral; Transtorno do Espectro Autista-TEA