XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE UM ENVELHECIMENTO ATIVO
Kassia Cristina da Silva Raiol, Rochelle da Silva Batista, Angélica Bittencourt Galiza

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


A projeção da população idosa no Brasil vem crescendo e com isso há necessidade de se pensar em estratégias para melhor atender as demandas dessa faixa etária. Estudos revelam que pessoas com deficiência Intelectual (DI) e Múltipla (DM) apresentam especificidades, que podem levar ao envelhecimento prematuro. Segundo Guilhoto ET AL (2013) muitos autores registram informações acerca de sinais de envelhecimento precoce nessa população, questionando-se fatores biológicos ou mesmo ambientais. Com o objetivo de fomentar um processo de envelhecimento ativo em alunos a partir de trinta anos, que frequentam o Atendimento Especializado na APAE Belém, realiza-se o “Programa de Atenção à Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla: Envelhecimento”, que consiste em ofertar atividades, como: físicas (caminhadas, academia, dança), cognitivas(jogos pedagógicos construídos pelos alunos e outros), autogestão em ambientes diferenciados(cinema, prédios históricos, supermercados, feiras, passeios turísticos). O método baseou-se na pesquisa-ação com observações e mediações nas práticas cotidianas, priorizou-se atividades em grupos de seis alunos buscando favorecer a capacidade funcional, cognitiva e interpessoal. Os resultados apontaram que os participantes obtiveram a manutenção das habilidades já adquiridas ao longo da vida, bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos que favoreçam positivamente sua autogestão e qualidade de vida. Concluiu-se que o Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla: Envelhecimento, vem contribuindo para estimular a funcionalidade desses indivíduos, suas relações interpessoais, e manutenção de seus aspectos cognitivos , o que tem promovido cada vez mais ganho de autonomia e autoestima num processo de envelhecimento ativo.


Palavras-chave


Educação Especial. Deficiência Intelectual. Envelhecimento ativo