XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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INSTRUMENTOS UTILIZADOS POR PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fabiana Oliveira Koga, Adriana Alonso Pereira

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


O interesse pela temática voltada aos tipos de procedimentos de coletas de dados utilizados por pesquisadores da área da Educação Especial surgiu a partir de reflexões acerca de como assegurar validade e fidedignidade aos dados coletados, tendo em vista a natureza dos fenômenos pesquisados nessa área de conhecimento, que por vezes, podem não se apresentar explicitamente ao pesquisador, e em decorrência da pouca abordagem dessa temática sobre os procedimentos utilizados, para coletar dados, em revisões sistemáticas. O presente estudo se configura como uma revisão descritiva e exploratória sobre os procedimentos de coleta de dados utilizados nas pesquisas na área da educação especial. Com o objetivo de averiguar teses e dissertações produzidas nos últimos 20 anos na plataforma BDTD[1]. Com a demanda elevada de produtivismo acadêmico associada a formação do pesquisador contemporâneo em relação ao pouco tempo de permanência nos programas de pós-graduação, as pesquisas vêm sendo sacrificadas nos aspectos qualitativos, e de aprofundamento de questões que se apresentam para a comunidade científica como grandes desafios a serem superados.


[1] BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações


Palavras-chave


Educação Especial; Métodos de pesquisa; Pesquisador em Educação