XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
O INDICE DE BARTHEL NA AVALIACÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Simone Gomes Ghedini, Bianca Silva Souza

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade funcional de adultos com diagnóstico de deficiência intelectual matriculados em uma Associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE) de uma cidade do interior de São Paulo. Para a coleta de dados foi utilizado o Índice de Barthel, onde a análise dos dados obtidos foi feita de forma percentual de acordo com a forma padrão de análise do instrumento. Os resultados obtidos demonstraram variação considerável dos dados entre as opções requer ajuda substancial, moderada ajuda, mínima ajuda e totalmente independente dos sujeitos nas temáticas de alimentação, higiene pessoal, subir escadas e vestuário, mostrando maiores níveis de dependência de terceiros para a realização satisfatória das atividades envolvidas nestas temáticas. Já a prevalência de escolha da opção totalmente independente localizou-se nas categorias toalete, controle esfincteriano da bexiga e do intestino e deambulação mostrando assim a independência dos sujeitos nestas categorias. A forma padrão de análise do instrumento mostrou níveis de dependência leve à moderada dos sujeitos, mostrando assim certa limitação na capacidade funcional na amostra estudada.


Palavras-chave


Capacidade funcional. Deficiência intelectual. Terapia Ocupacional. Inclusão