Última alteração: 2018-04-13
Resumo
No cenário escolar atual podemos perceber o aumento do número de alunos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Crianças com esse transtorno podem apresentar maiores dificuldades de aprendizagem no ensino regular se comparadas às que não tem esse transtorno, sendo que estas dificuldades se evidenciam na aprendizagem de matemática, uma vez que exige maior concentração e esforço prolongado do indivíduo, caracterizando-se num desafio para os professores e suas metodologias. Alunos com TDAH apresentam baixo rendimento escolar de modo constante, fato que geralmente conduz a problemas na esfera afetiva e emocional, fazendo com que estes experimentem o fracasso escolar precocemente, deixando-os vulneráveis a uma ampla variedade de complicações psicossociais. Nesse contexto, tem-se verificado a crescente dificuldade de se ensinar matemática nos anos iniciais, indicando que professores e escolas podem necessitar de formação adequada para atuar junto a alunos com transtornos, estimular sua concentração e o desenvolvimento de habilidades necessárias à aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho objetiva realizar uma revisão do material disponível, junto aos bancos de dados eletrônicos na internet, que possam fornecer aos educadores informações e esclarecimentos que auxiliem no ensino de matemática para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Para tanto, utilizou-se de artigos publicados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, em Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e Google Acadêmico. Os resultados evidenciam algumas propostas de atividades com jogos, músicas e atendimentos individualizados, porém revelaram carência de pesquisas que tratam do ensino de matemática no âmbito nacional junto a alunos com TDAH e a escassez de trabalhos que possam auxiliar a ação educativa do docente nesse contexto, que poderiam ser realizadas através de adequações das atividades no cotidiano das aulas.