XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM DE MÚSICA DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN: INCLUSÃO NO AMBIENTE DE ENSINO COLETIVO MUSICAL
Polyana Aparecida Scudero Gatto

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de analisar como ocorre desenvolvimento musical com alunos e alunas com deficiência intelectual na prática cotidiana do ensino música coletivo. Para isso, será acompanhada dentro da sua rotina de aprendizagem uma aluna com deficiência intelectual em seu dia-a-dia na instituição de ensino musical e, destacando e reconhecendo as dificuldades e limitações que a mesma apresenta. A funcionalidade no seu desenvolvimento junto a escola/música, sobre a inclusão encontrada no ambiente musical. O presente trabalho será uma reflexão oriunda do acompanhamento da aluna nas aulas práticas e teórica em uma instituição e terá como metodologia o estudo de caso, com observação participante e enfoque na pesquisa ação, devido à cooperação existente entre o sujeito da pesquisa e o próprio pesquisador.



Palavras-chave


Educação inclusiva; Deficiência Intelectual; Música.