XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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CONCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DA INCLUSÃO NA SALA REGULAR
Natália Morato Mesquita Sabella, Cláudia Regina Mosca Giroto

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A Educação Especial, no Brasil, é uma área de conhecimento consolidada, mas a sistematização de suas contribuições ao processo de inclusão escolar, na perspectiva da educação inclusiva, apesar de orientada por legislação específica, encontra-se longe de se concretizar, pois requer mudanças de paradigmas e superação de barreiras, especialmente  atitudinais e metodológicas. Nesse contexto, tem sido observada confusão entre os papéis dos professores especialista e generalista, muitas vezes motivada pela maneira como instituições de ensino superior conduzem suas propostas de formação inicial de professores distantes da realidade educacional e da perspectiva da educação inclusiva, dificultando a compreensão dos professores sobre essa perspectiva. Frente a essas ideias, este trabalho objetivou a identificação e análise da produção científica nacional divulgada em periódicos da área de Educação Especial, no período de 2008 a 2018, sobre concepção docente acerca da inclusão na sala regular. Para tal, foram considerados artigos publicados nos dois periódicos com maior Qualis nessa área, denominados PA2a e PA2b. A coleta de dados evidenciou apenas cinco artigos diretamente relacionados a essa temática, sendo três do PA2a e dois do PA2b. A partir da leitura desses cinco artigos, foram identificados os assuntos abordados que se relacionaram à temática proposta, aqui considerados como subtemas relacionados à concepção docente acerca da inclusão escolar, sob três eixos de análise: “Concepção docente acerca da inclusão e a formação de professores”; “Concepção docente acerca da inclusão e as políticas educacionais”; e “Concepção docente acerca da inclusão e o paradigma da normalização”. Os dados revelaram a necessidade de investimentos em pesquisas que abordem: a compreensão desses professores acerca da distinção entre Educação Especial e educação inclusiva e as possibilidades de articulação entre essas áreas e, a partir desse conhecimento, de seus respectivos papeis no processo de escolarização do público-alvo da Educação Especial matriculado no ensino regular.


Palavras-chave


Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação de Professores.