Última alteração: 2018-04-13
Resumo
A conscientização acerca dos direitos para garantia de respeito e educação com qualidade e efetividade é necessária para o melhor convívio social para alunos que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente estudo objetivou analisar publicações que abordassem o tema TDAH e estratégias de ensino que minimizem os comportamentos inadequados para promoção de habilidades sociais, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática. A pesquisa em biblioteca eletrônica tais como o site da Scielo e a Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações favoreceu a busca de artigos sobre o tema TDAH como descritor, no período de 2010 a 2017. Os resultados indicaram o total de 463 estudos. Entretanto, refinou-se a busca com os descritores: Educação e comportamento e encontrou-se 44 estudos cuja seleção de 20 textos apontava dados sobre TDAH e estratégias de ensino para a promoção de habilidades sociais. Os dados sobre o processo de desenvolvimento social de pessoas com TDAH inicia com a confirmação do diagnóstico médico de TDAH que indica tratamento psicológico, acompanhamento psicopedagógico e/ou tratamento com medicamentos. Os autores, conforme os levantamentos bibliográficos, também relatam que, atualmente, as estratégias multimodais de intervenção mostram maior eficácia no tratamento do TDAH, tais estratégias combinam o uso de intervenções comportamentais e a utilização de medicamentos quando necessário.