XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE DOCENTES NO USO INICIAL DA CAA NO COTIDIANO ESCOLAR: AEE E TURMA COMUM
Maria Candida Bandeira Lacerda de Paula

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O trabalho colaborativo entre docentes no uso inicial da caa no cotidiano escolar:

aee e turma comum

Maria Candida Bandeira Lacerda de Paula ; Orientadora : Profª Dra. Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter

candidablp@gmail.com.br

 

1Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, 2Centro de Educação e Humanidade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

O presente trabalho está inserido no eixo temático “formação de professores na perspectiva inclusiva” por apresentar uma pesquisa em andamento que envolve a colaboração entre docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de classe comum.

A inclusão escolar e o processo de aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) que necessitam de estratégias específicas na área da comunicação é um dos maiores desafios encontrados pelos profissionais de educação atualmente. Uma das principais barreiras para o processo de aprendizagem é a dificuldade de comunicação e interação que estes estudantes apresentam. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo estruturar, implementar e verificar os efeitos de um programa de apoio contínuo ao professor de classe comum mediante a colaboração do docente de AEE( Apoio Educacional Especializado) no uso da CAA( Comunicação Alternativa Ampliada) com estudantes com TEA sem fala funcional, dos anos iniciais do Ensino fundamental I . Trata-se de um estudo quase experimental, intrassujeito do tipo A-B onde observaremos os comportamentos comunicativos do estudante na sala de aula regular e na sala de recursos em dois momentos: linha de base e intervenção. Também será apresentada uma análise qualitativa mediante o comportamento comunicativo do professor de classe comum e do AEE nos atos comunicativos dos seus estudantes não falantes. Participam do estudo quatro professoras e quatro crianças com idades entre seis e dez anos, diagnosticadas com TEA, não orais ou sem fala funcional. Espera-se melhorar a interação comunicativa entre os profissionais e as crianças e modificar de forma positiva a prática dos educadores. Além disso, este estudo visa comprovar que o trabalho colaborativo entre o profissional especializado e o professor de classe comum pode favorecer muito o uso da CAA em sala de aula nas relações sociais e também nas atividades pedagógicas.

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Palavras chave: Inclusão escolar - Comunicação Alternativa e Ampliada – Atendimento Educacional Especializado - Formação Continuada.

 


Palavras-chave


Comunicação Alternativa e Ampliada Atendimento Educacional Especializado ;Formação Continuada.