XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO DE SUPERDOTAÇÃO
Andrea Alves da Silva Soares, Miguel Claudio Moriel Chacon

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


Introdução: A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, sofreu uma alteração no ano de 2015, imputando ao poder público, por meio da atuação dos Estados, Distrito Federal e os Municípios, a responsabilidade pela elaboração de diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica, de estudantes com altas habilidades/superdotação, tendo em vista o reconhecimento de suas especificidades e potencialidades. Cabe destacar que apesar desse pressuposto legal, muito pouco tem sido feito pelos sistemas de ensino, para o cumprimento dos preceitos legais. Um dos caminhos que poderia colaborar no cumprimento da lei e no atendimento pleno das necessidades dos estudantes superdotados seria os sistemas de ensino investirem na formação dos profissionais da educação, capacitando-os para identificar e avaliar os referidos estudantes.

Objetivo: Apresentar parte de uma pesquisa de doutorado, que realizou um processo de formação continuada junto a quatorze professores de uma escola municipal de Araçatuba, preparando-os para realizar a identificação/avaliação escolar dos estudantes precoces com comportamento de superdotação. Método: Trata-se de uma pesquisa colaborativa, desenvolvida junto a quatorze professores de uma escola municipal de ensino integral, da cidade de Araçatuba/SP, que teve início em março de 2016 e se estendeu até dezembro de 2018. Resultados: Como principal resultado, até o momento, destaca-se que o processo de formação continuada desenvolvido, auxiliou os professores participantes a realizarem o processo de identificação/avaliação escolar, utilizando os instrumentos de identificação estudados nos encontros de formação. Conclusão: Após o termino do processo de identicação/avaliação escolar, vinte e três estudantes foram identificados como precoces com comportamento de superdotação, passando a ter suas especificadas consideradas pelos professores da escola.

 


Palavras-chave


Superdotação e precocidade. Formação de Professores. Identificação/Avaliação.