XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
PARCERIAS INTERINSTITUCIONAIS EM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: UM GUIA DA REDE ASSOCIATIVA NA REGIÃO DO CONLESTE
Leomar Rodrigues de Avellar Baptista, Alice Akemi Yamasaki

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: A pesquisa visa coletar dados sobre atendimentos de estudantes, com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD), matriculados no ensino fundamental na rede pública e no setor privado de educação, considerando também as instituições filantrópicas e grupos de pesquisa interessados no desenvolvimento acadêmico e social destes estudantes nos 15 municípios que da Região do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) no RJ. Objetivo: Elaborar e disponibilizar (impresso e online) um guia de referência básica para pais e profissionais da educação, com informações sobre atendimentos e parcerias entre as futuras Associações de responsáveis para assegurar e fomentar o atendimento adequado e de qualidade para os estudantes identificados. Método: Priorizou-se o mix quali/quanti nos levantamentos bibliográfico e documental e na pesquisa de campo. Resultados: Ainda não é possível realizar uma análise mais aprofundada dos resultados, contudo verifica-se no Censo educacional de 2017, realizado pelo INEP,  o panorama de cada município no que se refere aos quantitativos de estudantes identificados com AH/SD: Araruama (04), Cachoeiras de Macacu (06), Casimiro de Abreu (02), Guapimirim (01), Itaboraí (25), Magé (03), Maricá (06), Niterói (70), Nova Friburgo (12), Rio Bonito (06), Saquarema (05), São Gonçalo (47), Silva Jardim (02), Tanguá (0) e Teresópolis (07). Outra conquista foi a fundação da primeira Associação (ASPHAS) em Itaboraí. Analisa-se atualmente os Planos Municipais de Educação, suas condições de implementação dos atendimentos, buscando reconhecer as propostas previstas e o alcance das metas. Conclusão: A fundação das associações de pais surge como ferramenta nas relações entre o poder público e a organização social. Mudar paradigmas que ainda persistem em excluir estes estudantes e viabilizar a criação de novas associações nos demais municípios, contribuírão na realização das parcerias para fomentar os atendimentos com maior oferta e qualidade.

Palavras-chave


Altas Habilidades ou Superdotação. Parcerias Interinstitucionais. Redes Associativas.