Última alteração: 2018-04-12
Resumo
O presente estudo retrata o relato de experiência de uma professora do Ensino Fundamental na identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) na classe comum. O estudo teve caráter qualitativo e teve como objetivo realizar avaliação pedagógica e psicológica para confirmação dos indicadores de AH/SD de um estudante do sexo masculino de 10 anos de idade que cursava o 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados a professora utilizou os seguintes instrumentos: Diário de Campo para o registro das observações da professora em sala de aula, Questionário de Nomeação por Pares, Teste de Desempenho Escolar (TDE). O psicólogo utilizou testes psicológicos de inteligência WISC IV, Raven e o Teste de Criatividade Infantil. As avaliações ocorreram na escola onde o mesmo estuda, em uma sala reservada e sem ruídos durante o período de aula. Os instrumentos foram analisados de acordo com recomendações de correção de cada instrumento. Os resultados demonstraram o quanto os instrumentos utilizados pelo professor para realizar a avaliação pedagógica são confiáveis e foi possível detectar os indicadores de AH/SD de um estudante refutando a ideia de muitos professores que referem não ser possível identificar esses alunos no contexto escolar. Os instrumentos psicológicos confirmaram os indicadores de AH/SD. Concluiu-se que o professor teve esse olhar diferenciado com as características associadas às AH/SD e o estudante identificado possui fortes indicadores, pois demonstrou desempenho acima da média em diversas áreas de interesse com inteligência acima da média, comprometimento com a tarefa dada, criatividade na criação de jogos e trabalhos manuais.