XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR: Uma analise das Teses e Dissertações
Damaris Caroline Quevedo de Melo

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A educação hospitalar é um direito garantido pela legislação brasileira a toda criança em situação de internação; faz parte do atendimento Educacional Especializado e se insere na perspectiva de Educação Inclusiva. Nesse sentido, estudar a formação de professores para atuar na Pedagogia Hospitalar é altamente relevante. Durante a realização da Monografia para conclusão do curso de Especialização em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva (2018), cujo foco se inseria nas Políticas Públicas que respaldam a prática do educador em hospitais, percebeu-se que seria viável aprofundar o estudo para compreender a percepção da relevância da Pedagogia Hospitalar dentro das universidades, a fim de tentar compreender se a defasagem em relação a uma legislação específica para a Pedagogia Hospitalar partiria também da falta de estudos mais aprofundados sobre a temática dentro das universidades. Dessa forma, está pesquisa é parte integrante de uma pesquisa maior, porém, para realização deste trabalho tivemos como objetivo o estudo da Pedagogia/Educação Hospitalar  buscando evidenciar a importância de estudos sobre a temática através da analise de trabalhos de pesquisa stricto sensu (mestrado e doutorado).  Utilizou-se do acesso ao banco de teses da CAPES para analisar a quantidade de teses e dissertações cadastradas e com temática da Educação para crianças e adolescentes hospitalizados. Como metodologia utilizamos o seguinte procedimento iniciamos com o levantamento de teses e dissertações no site do Banco de teses da CAPES, realizou-se a sistematização de teses e dissertações sobre a Pedagogia/educação em contexto hospitalar, posteriormente para análise dos resumos das teses e dissertações e levantamento de categorias, surgiram assim sete grandes temas, por último efetivou-se a análise crítica dos trabalhos que abordam especificamente as práticas educativas nas classes hospitalares. Considerou-se importante destacar a quantidade de pesquisas desenvolvidas sobre a temática, justamente para que haja a compreensão mais ampla acerca do que vem sendo produzido nos últimos anos dentro das universidades em relação à temática da Pedagogia/classes Hospitalares.

 


Palavras-chave


Pedagogia Hospitalar; Formação de Professores; Pós graduação; Universidade