XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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Desafios no Processo de Inclusão da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo: O Uso de Tecnologias Assistivas em Ambientes Digitais de Aprendizagem
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Priscila Pires Alves, Patrícia Rebeca Silva Morato Mello

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


O presente texto visa discutir o processo de inclusão da pessoa com TEA (Transtornos do Espectro do Autismo) a partir da perspectiva dialógica. Atualmente, existem muitos recursos que tem auxiliado muitas crianças autistas, favorecendo sua autonomia. Sendo um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade, é importante compreendermos os meios terapêuticos que podem ser usados como dispositivo tanto para a criança autista, como também para a família, possibilitando uma efetiva receptividade ao autista no mundo. Na perspectiva dialógica, o homem é um ser em constante processo de desenvolvimento. Visa-se nessa proposta, promover o processo de crescimento e também o desenvolvimento do potencial do outro. Outro ponto importante a ser considerado na perspectiva dialógica diz respeito a relação. Acredita-se que a todo instante estamos em relação dinâmica com o meio e, para se pensar num funcionamento humano que poderá se tornar saudável ou disfuncional, leva-se em conta então estas interações com o meio.





Palavras-chave


Inclusão . Autismo. Tecnologia Assistiva.