XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A ESCRITA E REESCRITA CRIATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO INCLUSIVO
Regina Keiko Kato Miura, Stephanie dos Santos Caetano, Camila Bigelli

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: Os recursos pedagógicos adaptados tal como a escrita criativa ou “ficwriter” são estratégias de ensino para desenvolver habilidades e produzir textos segundo seu entendimento da obra original, do seu cotidiano. A criatividade é fundamental para essa escrita ou reescrita mesmo que esse autor tenha a base que é a obra original, ele cria ou recria cenários, personagens e enredos. Objetivo: O estudo teve por objetivo desenvolver a interação dialógica por meio da escrita e reescrita criativa de textos, após da leitura de história infantil, para auxiliar os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita. Método: O trabalho envolveu estudo bibliográfico e pesquisa de campo do projeto do Núcleo de Ensino-NE/Prograd/UNESP. A elaboração de dados contou com a participação de 4 alunos com TEA com faixa etária de 9 a 11 anos e respectivos professores de uma classe regular do ensino fundamental. O material para a coleta de dados foram os seguintes: gravador de áudio - máquina fotográfica; roteiro de entrevista semiestruturada; jogos pedagógicos adaptados, livros da coleção Estrelinha, diário de campo. Resultados: A elaboração do livro com a reescrita, com oferecimento de ajuda somente quando foi necessário, da historia com a própria criatividade sobre os personagens e fatos da historia mostrou que a criança pode ter mais interesse pela escrita quando se trata de algo significativo para ela. Quando instigadas a criar algo próprio, a criança tem grandes possibilidades de avanços em distintos componentes curriculares. Considerações finais: Observou-se o real interesse dos alunos pela escrita e reescrita cujo uso de recursos pedagógicos contribuem para formação escolar do aluno de forma lúdica e prazerosa, bem como, as oportunidades de desenvolver a independência e as habilidades sociais.


Palavras-chave


Escrita Criativa, TEA, Recursos Pedagógicos.