XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES SOBRE DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ana Paula Aporta

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A presente pesquisa realizou uma análise das produções sobre o desenho universal da aprendizagem e investigou as demandas sobre esse tema em ambiente escolar e suas relações com a educação especial nessas produções. Como uma pesquisa bibliográfica, tornou-se como critério de inclusão os artigos encontrados nos Periódicos Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br) na busca por assuntos em 19 de abril de 2017. Foi utilizado para busca o descritor “Desenho Universal da Aprendizagem”, “Diseño universal para el aprendizaje” e “Universal Design Learning”. Em seguida, estes foram restringidos para tópicos em espanhol “Necesidades Educativas Especiales” e em inglês “Especial Education” e revisados por pares. Somente em inglês foi introduzido mais um filtro temporal dos últimos 5 anos, de 2012 a 2017. Poucos estudos foram encontrados utilizando os descritores em português e espanhol, mas as produções encontradas apresentam discussões na área de educação especial, contribuindo para essa prática. Ao contrário, com o descritor em inglês obteve-se um número maior de estudos e com os critérios de inclusão e exclusão chegou-se a um número maior de estudos, o que podem dar suporte para novos estudos em português e em espanhol com foco na abrangência dessa área de pesquisa, além do alcance da prática.

Palavras-chave


Educação Especial, Inclusão, Desenho Universal da Aprendizagem