XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO E A PARTICIPAÇÃO DE SEUS PAIS NA REDE SOCIAL
Wanderleia da Silva Antunes Medeiros, Ronaldo Anderson de Medeiros

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Este artigo é um relato analítico de uma intervenção pedagógica, como objetivos: analisar o interesse e o desempenho escolar dos alunos de baixa visão ao utilizarem softwares para realizarem suas atividades pedagógicas e as postarem no grupo fechado criado na rede social Facebook; investigar o conhecimento e interesse dos pais dos alunos deficientes visuais na utilização da rede social Facebook, para acompanharem o desenvolvimento das atividades pedagógicas realizadas e postadas por seus filhos; promover a interação entre a equipe escolar, pai, professores e os demais alunos da sala de recurso, através da rede social Facebook. A análise foi realizada com os pais dos alunos deficientes visuais em uma escola estadual no município de Marília, interior do Estado de São Paulo, na sala de recursos multifuncionais. Os resultados apontaram que nenhum dos pais dos alunos tinham conhecimento de como utilizar o Facebook e que este conhecimento foi sendo adquirido durante a realização desta pesquisa, à medida em que foi sendo postada as atividades de seus filhos em um grupo fechado da rede social.  Também foi percebido que o uso de recursos tecnológicos e da rede social Facebook, no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual, tornou as aulas mais estimulantes e motivadoras.

 

 


Palavras-chave


Facebook; Deficiência Visual; Sala de Recurso Multifuncional