XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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O PAPEL DA FAMÍLIA COMO FERRAMENTA NA INSERÇÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Dilma Costa Nogueira Dias

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


A inserção das crianças com deficiência, atualmente é um dos objetivos fundamentais da Educação Especial. A família é uma ferramenta para buscar os direitos destas crianças e se constitui no grupo social primário, onde a criança começa a aprender o que é aceitável na sociedade, posteriormente, entrará em contato com o grupo social mais amplo, a fase escolar – socialização secundária – e terá novos ajustes para se adaptar (Glat, 1989; 1995). Sendo assim, a inserção social do deficiente dependerá do que ocorreu nos seus anos de formação. Contudo, o nascimento de um bebê com deficiência provoca uma crise familiar. Como cita Lopes (1995), a presença de uma criança deficiente “coloca o sistema de papéis da família em estado de tensão”. Deste modo, o estudo apontado nos provoca alguns questionamentos revelados nas conversas formais e informais com as famílias das crianças com deficiências, ação desenvolvida no ambiente pedagógico da APAE Belém, com finalidade de compreender a rotina diária das famílias para assim contribuir significativamente com os entraves vividos por elas mediante a sociedade. O método aplicado baseou-se na pesquisa-ação, desenvolvida por meio de relatos de experiências, a partir do envolvimento e diálogo com as famílias das crianças, na faixa etária de 4 a 6 anos (matrícula obrigatória da escola regular), que relatam situações de preconceito no ambiente escolar. Os resultados nos possibilitam ouvir, acompanhar e intervir com as famílias no processo de construção de um espaço de comunhão flexível e saudável, para que esta criança com deficiência possa ter segurança para enfrentar a sociedade. Infere-se então, que os questionamentos relacionados à inserção das crianças com deficiência na sociedade ainda vem arraigado de discriminação e intolerância. As famílias que desenvolveram mecanismos de superação destas situações críticas podem alcançar inserção de suas crianças especiais na sociedade além de proporcionar uma transformação nos direitos delas.

Palavras-chave


Família. Inserção. Crianças com deficiência.