XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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USO DO INSTRUMENTO SOTU BR NA PRESCRIÇÃO DE TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO
Lígia Maria Presumido ´Braccialli, Gabriele Barbaresco Rabadan, Marina Gouvea Malheiros

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: estudos desenvolvidos em diferentes países têm apontado que a taxa de abandono de tecnologia assistiva (TA) contínua alta, por volta de 30%, e que os fatores que predispõem a descontinuidade de uso do recurso pode estar relacionada a falha no processo de avaliação e prescrição do recurso. Na perspectiva de minimizar o abandono e o alto gasto com a dispensação de recursos, pesquisas recentes sugerem a necessidade de realizar avaliações com instrumentos padronizados que auxiliem no processo de prescrição e acompanhamento de recursos e serviços de TA. Objetivo: descrever o uso do instrumento Pesquisa sobre o uso da tecnologia (SOTU Br), versão profissional e usuário, para a prescrição de um recurso de tecnologia. Método: o instrumento SOTU Br, versão profissional e usuário, foi utilizado durante o processo de prescrição de um recurso de tecnologia assistiva para um adolescente, do gênero masculino, com 14 anos de idade e diagnóstico de paralisia cerebral do tipo atetóide. O adolescente foi classificado no nível IV no GMFCS e nível III no MACS. O fisioterapeuta tem 5 anos de experiência na dispensação de recursos de TA. O SOTU Br versão profissional foi respondido pelo fisioterapeuta e a versão usuário respondido pelo adolescente. Os dados dos formulários foram categorizados em relação: experiências com tecnologias utilizadas anteriormente; perspectivas sobre as tecnologias; atividades habituais; características pessoais/sociais, e posteriormente comparados. Resultados: a análise das informações obtidas por meio do instrumento indicou haver uma correspondência entre as informações fornecidas pelo profissional fisioterapeuta e o adolescente com paralisia cerebral, para todas as categorias analisadas. Conclusão: o estudo de caso indicou que o SOTU Br pode ser um instrumento a ser utilizado, no contexto brasileiro, durante o processo de prescrição de recurso de tecnologia assistiva para pessoas com paralisia cerebral.


Palavras-chave


Educação Especial. Tecnologia Assistiva. Avaliação.