XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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UM OLHAR ACERCA DO DOMÍNIO EM MATEMÁTICA DE UMA CRIANÇA PRECOCE
Mariana Cristina Lopes, Ivete Maria Baraldi

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: Este é um recorte de uma pesquisa de mestrado que visa elaborar uma compreensão do processo de escolarização de uma criança precoce. Perez (2004) afirma que a precocidade em si pode ser um indicador de superdotação e segundo Forno (2011) crianças precoces são aquelas capazes de desenvolver tarefas em níveis mais elevados que seus pares. Objetivo: Apresentar o domínio em matemática de uma criança precoce. Método: Optou-se por uma abordagem qualitativa em que se deu atenção as ações individuais da criança (ANDRÉ, 1995; MARTINS, 2004). O local foi uma escola do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino de uma cidade do interior de São Paulo. Foram realizadas observações de algumas aulas de matemática no período de setembro à novembro de 2017. A criança participante, segundo a mãe e laudo psicológico, aprendeu a ler antes dos dois anos e perto dos três já estava alfabetizada. Teve a Educação Infantil acelerada, ingressou no 1º ano do Ensino Fundamental com quatro anos e estava matriculada no 3º ano com apenas seis anos, entretanto, acompanhava como ouvinte as aulas do 4º ano. Os instrumentos utilizados para produção dos dados foram registros em diário de campo, gravação de áudios e fotografias. Resultados: A criança tem domínio dos conteúdos matemáticos dos números decimais, frações, unidade de medida, geometria, faz cálculos mentais e resolve problemas com facilidade e rapidez. O que foi observado nos leva a inferir que a habilidade da criança vai ao encontro da inteligência lógico-matemática, que segundo Virgolim (2007) caracteriza-se pelo uso de relações abstratas, realização de operações matemáticas complexas, cálculos e quantificações. Conclusão: Pode-se notar que a criança não só compreende como também acompanha com facilidade os conteúdos matemáticos do 4º ano, embora sua idade cronológica seja de uma criança do 1º ano.

Palavras-chave


Educação Especial. Precocidade. Educação Matemática.