Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Com o advento da educação inclusiva nos últimos anos, acompanhamos vários marcos legais e políticos direcionados para sua efetivação. Em específico, apresentamos aqui uma breve discussão de como tem ocorrido a articulação entre a educação especial e a educação de jovens de adultos, sob a perspectiva dos principais documentos norteadores. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo analisar a Legislação Brasileira, no que se refere à Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, a partir de 2008 até 2016 e, verificar seus avanços, retrocessos e continuidades em relação a essas duas modalidades educacionais, enquanto direito social adquirido. O recorte temporal se dá pelo fato que no ano de 2008, foi promulgada a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para seleção do material realizou-se as buscas no site do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, que tratavam do objeto de estudo. Para tanto, recorremos a uma análise documental, tendo como fonte de pesquisa Leis, Decretos, Resoluções Portarias e Documentos Internacionais que tratam sobre a Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Os resultados sinalizaram que as políticas direcionadas para a EJA não dialogam com as demandas do público da Educação Especial, pois, pouco se discute sobre uma política nacional para os jovens e adultos público-alvo da Educação Especial.