XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO CICLO DE POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Ana Paula Silva Cantarelli Branco

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


O referido estudo descreveu o processo de elaboração e aprimoramento de um questionário fechado que visa avaliar a política de inclusão escolar na perspectiva do aluno público-alvo da educação especial considerando o referencial analítico da ACP, cujo delineamento está referenciado pela pesquisa colaborativa de abordagem multimetodológica. Os dados foram divididos em quatro etapas; a saber: 1) levantamento e leitura de material científico e legislativo; 2) Checagem dos construtos do questionários; 3) Checagem dos itens do questionário e alternativas do questionários e, 4) validação dos itens. Na primeira etapa revisou-se versão preliminar de um questionário fechado desenvolvido ao aluno e leituras de estudos teóricos sobre a temática, legislações e demais documentos legais, além de mapas conceituais e um roteiro de questões norteadoras voltadas para a abordagem do ciclo de políticas; na segunda etapa revisou-se as definições das dimensões de análise, os conceitos e construtos e elaborou-se e/ou reelaborou-se os construtos com vistas a direcioná-los para a construção de indicadores de qualidade para a avaliação da política de inclusão escolar voltados ao aluno. Na terceira etapa verificou-se a pertinência, ordem dos eixos, layouts, tabelas e questões equivalentes para triangulação dos dados. E por fim, na quarta etapa obteve-se a validação os itens dos questionários por meio da avaliação dos juízes, os quais sugeriram modificações em questões cujos enunciados apresentavam vieses ou não estavam claros. Diante dos dados foi possível traçar um panorama acerca da construção dos construtos e pôde-se averiguar o quanto é importante o entrelaçamento entre os instrumentos, a fim de atenderem e abarcarem diferentes públicos, mas sobre o mesmo fenômeno. Destaca-se a importância de sua construção ter acontecido em colaboração, em vista de ter oportunizado maiores reflexões, adaptações e construções fidedignas ao contar com diversas olhares especialistas. Enfim, todas as etapas foram primordiais e trouxeram novas tessituras ao instrumento para se possa avaliar a política de inclusão escolar na perspectiva do aluno.


Palavras-chave


instrumento; avaliação de políticas. inclusão escolar; aluno