XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE CIRCUITO FUNCIONAL EM ACADEMIA PARA INDIVÍDUOS COM TEA
Claudia Mieli Saito

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: indivíduos com autismo apresentam limitações motoras e dificuldades para se ajustar às aulas de educação física que utilizam estratégias tradicionais de ensino. Objetivo: descrever etapas e procedimentos utilizados para criar e executar um circuito funcional com grupos de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambiente de academia, utilizando técnicas comportamentais. Método: a primeira etapa de criação do circuito consistiu na definição dos exercícios, tendo por base componentes motores básicos. Na segunda etapa realizou-se uma sessão de fotos captando a progressão dos movimentos realizados por duas educadoras físicas para sinalizar os movimentos-alvo para os alunos. A terceira etapa foi a realização de uma aula-teste com cinco indivíduos com autismo em uma academia. Após análise dos resultados desta aula, definiu-se o formato final do circuito, constituído por um período de dez minutos de aquecimento e cinco exercícios funcionais, sendo eles corrida com salto em trampolim, trabalho de membros superiores na corda naval, deslocamento e elevação de joelho na escada de agilidade, subida no step, seguida de salto e corrida em ziguezague com cones. Os movimentos do aquecimento foram apresentados aos participantes em forma de pictograma. Para ensinar os exercícios uma educadora física realizava sua demonstração. Resultados: o circuito de 50 minutos foi realizado com 11 alunos com TEA, divididos em três grupos. Durante as atividades observou-se que indivíduos que não realizam atividade física regular e não frequentam aulas de Educação Física em suas escolas foram capazes de realizar todos os exercícios propostos, dentro de suas limitações atuais. Todos os participantes modificaram positivamente comportamentos e a ação motora no decorrer da aula. Conclusão: a criação e a execução de um circuito funcional para alunos com TEA, em ambiente de academia se mostra viável e favorável a este público, desde que seguindo planejamento adequado e estratégias comportamentais de ensino.

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Física Adaptada. Autismo.


Palavras-chave


Educação Especial, Educação Física Adaptada, Autismo.