Última alteração: 2018-04-16
Resumo
Introdução: A importância da inclusão no ensino é algo fundamental para o desenvolvimento profissional dos docentes e educacional para os discentes conforme dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017, disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), o índice de inclusão de pessoas com deficiência em classes regulares, o que é recomendado, passou de 85,5% em 2013 para 90,9% em 2017. Objetivo: Partindo dessa premissa a análise de propostas inclusivas e metodológicas de ensino a física busca desenvolver uma apostila sinalizada em Libras para o conteúdo de Eletroestática. A escolha temática da apostila sinalizada foi instigada pela dificuldade em ministrar os conteúdos da disciplina de Física III para o público de surdos do IFAM/CMC. Método: O método utilizado nesta pesquisa foi empírico, pois partiu-se de observações das dificuldades que os discentes surdos apresentavam em relação ao conteúdo de Eletrostática. Resultados: A elaboração da apostila foi desenvolvida como o auxílio do recurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, que viabilizou a parceria com interpretes de Libras do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) para a correção de sinais de produção foi incluído imagens, fluxogramas e figuras ilustrativas ao material didático. Entretanto a base desse desenvolvimento metodológico iniciou no conhecimento pedagógico à luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel em conjunto com a teoria da mediação de Vygotsky, facilitando a aprendizagem desses alunos surdos por meio desta apostila sinalizada. Conclusão: Logo o estudo apresentará uma compilação da apostila sinalizada voltada para facilitar a educação inclusiva, pois por meio da análise foram apresentados vários termos da Física que não contém sinais específicos, gerando dificuldades na compreensão dos conteúdos.