XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ASSERTIVIDADE NO USO DO TELEFONE CELULAR
Caroline Gomes do Nascimento

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: Nos dias atuais o uso de celular além de facilitar a comunicação, os aparelhos modernos oferecem aplicativos com multifunções (agenda, GPS, câmera, etc.). Se, por um lado seu uso oferece benefícios, também interfere nas relações humanas. Assim, cabe a seguinte reflexão: Qual é a relação das pessoas com o aparelho? São sujeitos da pesquisa, em andamento, vinte jovens e adultos com deficiência intelectual (DI) entre dezoito e trinta e cinco anos. O público da pesquisa pertence ao Centro de Apoio Especializado a Educação Profissional (CAEP) Favo de Mel, vinculado à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), localizado no Município do Rio de Janeiro. O CAEP tem como foco a educação profissional, possui um programa do Autogerenciamento pautado na importância que todos os indivíduos podem gerenciar sua própria vida. Objetivo: Estimular o uso assertivo do telefone celular no cotidiano de jovens e adultos com DI. MétodoTrata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem na pesquisa ação, realizada a partir de dinâmicas, relatos pessoais, análise de reportagens abordando a temática, dramatização e situações problema. Resultados: Como resultados iniciais observamos que os alunos têm consciência da funcionalidade do celular e também dos perigos apresentados pelo mesmo. Porém suas ações ainda precisam ser mais conscientes em relação ao uso do telefone no dia a dia. Algumas das suas atitudes incidentes como: enviar áudio de conversas que tiveram com um determinado amigo para outros colegas em comum; fazer ligações independente do horário e outras. Conclusão: Diante da evolução do telefone celular é importante refletir sobre o tema para que jovens e adultos com DI possam perceber os efeitos positivos e negativos para as nossas vidas, para que possam utilizá-lo de forma saudável e assertiva.

Palavras-chave


Deficiência Intelectual. Assertividade. Telefone Celular. Apoio:  não tem