XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A educação Especial na Perspectiva Inclusiva: O papel do Atendimento Educacional Especializado
Kyvia Faria

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Trata-se de um estudo que objetiva ampliar o entendimento sobre o Paradigma de Educação Inclusiva bem como do Atendimento Educacional Especializado (AEE) enquanto rede de apoio às escolas inclusivas; inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico onde compreendemos o percurso histórico da educação especial que passou pelos paradigmas da Exclusão, Segregação, Integração até chegar no Inclusivo, posteriormente através dos sites das secretarias de educação pública e documentos abertos para consulta pública foi feito um levantamento da quantidade de escolas públicas estadual e municipal que dispõem das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) onde acontecem o AEE na cidade de Ribeirão Preto – SP. Após os estudos bibliográficos e levantamento do número de escolas que oferecem as SRM’s, foi solicitado à Secretaria de Educação Municipal de Ribeirão Preto autorização para acesso aos relatórios pedagógicos dos alunos público-alvo do AEE e assim iniciamos a pesquisa documental para dar prosseguimento ao estudo, portanto, esta pesquisa, utilizou-se do estudo exploratório, bibliográfico e documental. Como resultado podemos concluir que o aluno que frequenta a SRM obtém resultados positivos no desenvolvimento e na aprendizagem na sala de aula regular, especialmente no Ensino Fundamental I, quando há a parceria entre professores de AEE e da sala regular, pois juntos conseguem pensar nas barreiras encontradas na sala de aula regular e buscar alternativas para ultrapassá-las


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Sala de Recursos Multifuncionais.