XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Regiane Ferreira, Mariana Sampaio, Mariane Andreuzzi Araujo

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: Dentre os desafios da tarefa docente, principalmente com alunos com deficiência intelectual, surge a necessidade da diversificação de práticas pedagógicas e adaptações do currículo comum. O jogo surge como alternativa no desenvolvimento e ampliação de algumas habilidades cognitivas.  Objetivo: descrever práticas pedagógicas realizadas no Atendimento Educacional Especializado, por meio do jogo Lince cardgame como recurso no desenvolvimento de habilidades cognitivas (atenção, concentração e memória) em estudantes com Deficiência Intelectual. Método: relato de experiências que discorre sobre importantes ações realizadas desde a avaliação pedagógica até a implementação de práticas, a partir do jogo selecionado. As experiências aqui descritas percorreram quatro etapas: 1- Avaliação do estudante: identificação das principais potencialidades e barreiras educacionais; 2- Estudo do currículo comum; 3- Planejamento: elaboração de estratégias e atividades com adaptações do jogo Lince cardgame. 4- Práticas: aplicação do conjunto de estratégias elaboradas tendo o jogo como principal recurso pedagógico. Para trabalhar a atenção e concentração foram dispostas cartas-lince e uma carta-figura de forma aleatória. Nessa proposta, o aluno teve que encontrar a carta-figura em menos tempo possível. Já nas práticas direcionadas à memória foram disponibilizadas, também, aleatoriamente cartas-figura, em que o estudante teve um tempo para visualizá-las e, em seguida, dizer quais cartas estavam anteriormente à mostra. Este procedimento iniciou-se com duas cartas até completarem cinco. Resultados: com base nas etapas percorridas, observou-se a necessidade da mediação do professor para a compreensão das regras do jogo, para a permanência na atividade e ampliação das habilidades cognitivas anteriormente mencionadas. Conclusão: Diante do exposto, as propostas em que o jogo foi utilizado, levando em consideração a avaliação individual e o currículo comum, pode-se concluir que o jogo Lince cardgame quando devidamente mediado pelo professor tornou-se um importante instrumento de intervenção pedagógica, no contexto relatado.


Palavras-chave


Educação Especial; Deficiência Intelectual; Jogos pedagógicos.