XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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DESCRIÇÃO REFLEXIVA SOBRE UM RACIOCÍNIO CLÍNICO EM TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Carolina Cangemi Gregorutti, Bianca Andrade de Souza, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza

Última alteração: 2018-04-14

Resumo


As ações da Terapia Ocupacional no contexto escolar buscam a transformação de comportamentos e atitudes tanto dos alunos quanto dos profissionais envolvidos no ambiente escolar por meio de ações colaborativas. É objetivo deste trabalho descrever e analisar as ações colaborativas em Terapia Ocupacional na inclusão escolar de uma criança com paralisia cerebral. O arcabouço teórico proposto pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA) foi utilizado a fim de compreender e conduzir o raciocínio clínico da terapeuta ocupacional (TO) na adequação das propostas colaborativas no contexto escolar. Por meio da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) foi possível mensurar o impacto da intervenção, bem como identificar mudanças na percepção da criança sobre seu desempenho ocupacional ao longo do tempo, bem como mudanças em sua satisfação em relação a esse desempenho. Após dez encontros com a participação da TO na sala de aula, foi possível verificar e realizar adequação ergonômica para a criança e ainda ações junto aos demais colegas de classe. A descrição reflexiva do caso clínico traz à tona a necessidade de ampliar a produção de pesquisas dessa natureza, em especial junto aos profissionais brasileiros, bem como de divulgar o estudo desse tema na formação inicial e continuada de terapeutas ocupacionais.


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Terapia Ocupacional; Estudos de casos.