XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PRÁTICAS PEDAGOGICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL BASEADA NA TEORIA DE LE BOULCH PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA
jacqueline da silva nunes

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Esse trabalho teve como objetivo geral propor um programa de atividades e conteúdos pedagógicos baseados na abordagem psicomotora, especificamente apoiadas nas teorias do autor Jean Le Boulch, com intuito de aumentar o conhecimento e a formação de professores de Educação Física na Educação Infantil sobre as características e abordagens didáticas para o desenvolvimento de crianças com TEA. Método: foram realizadas buscas em duas bases de dados, Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com os descritores: formação inicial, professores de Educação Física, Educação Especial. Após a seleção de trabalhos, foram realizados cotejamento e análises das obras. De acordo com o método empregado para coleta de dados, esse estudo classifica-se como bibliográfico. Estudos revelam que há fragilidade na formação inicial dos docentes, embora pesquisas apontam soluções para esses problemas, como: aumentar da carga horária das disciplinas sobre Educação Especial e Educação Física Especial, aulas práticas, interdisciplinaridade. Dentre os distúrbios de desenvolvimento encontrados em crianças, destaca-se o TEA; distúrbio de neurodesenvolvimento que prejudica a comunicação, o relacionamento social e comportamentos de crianças em escolas e outros ambientes. O professor de Educação Física necessita planejar seu trabalho pedagógico com objetivo de promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos com deficiências, o mais cedo possível quando se trata do TEA, para o melhorar o êxito do processo ensino e aprendizagem. Tendo em conta a importância da ação do professor, as sugestões de conteúdos e atividades foram baseadas na abordagem da psicomotricidade, fundamentadas nas teorias de Le Boulch; as quais podem ser trabalhadas pelo professor de Educação Infantil visando o desenvolvimento e aprendizagem do aluno por meio dos aprimoramentos da consciência, da expressão corporal e da percepção do corpo, em relação aos objetos, ambientes e pessoas presentes no contexto escolar.

Palavras-chave


Formação de professores. Educação Física. TEA