XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
DESENVOVIMENTO DE FERRAMENTA EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA REGISTRO DE LEITURA DE HISTORIA INFANTIL
ROGERIO SANTOS FERREIRA, REGINA KEIKO KATO MIURA

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Há décadas se observa, no cotidiano escolar, o insucesso escolar na aprendizagem de leitura e escrita. As tecnologias assistiva ou ajuda técnica são estratégias atuais para identificar todo e qualquer recurso que poderá facilitar ou ampliar as habilidades, também, para melhorar a leitura da pessoa com deficiência. O presente estudo tem como objetivo descrever as etapas de desenvolvimento de um aplicativo computacional para arquivo e registro de leitura de história infantil. Utilizou-se um procedimento para desenvolvimento de leitura de história infantil, descrito na literatura da área, cujos protocolos de registro de leitura impressos foram adaptados em um aplicativo. A ajuda técnica foi usada para acessar a sistematização de informações sobre a leitura de cada leitor. O uso da tela do computador com textos digitalizados e, consequentemente, registro da leitura possibilitou melhor acesso ao um conteúdo virtual com uma programação automática para a análise dos dados do aluno leitor. O uso do aplicativo para registro de dados de leitura facilitou o trabalho de sistematização dos mediadores e gerou informações com os dados sobre a competência leitora desde a avalição inicial, tomadas de decisões na intervenção e com um arquivo individual do processo de leitura.


Palavras-chave


Tecnologia assistiva-aplicativo. Leitura. Educação inclusiva.