XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EJA: AMPLIANDO POSSIBILIDADES
Marcela Fontão Nogueira

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA Perus I foi inaugurado em fevereiro de 2016, com objetivo de atender a jovens e adultos da região noroeste do município de São Paulo que ainda não concluíram o ensino fundamental. Muitos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE) encontraram nesse espaço a oportunidade de frequentar uma escola regular e ter acesso aos conteúdos tradicionais de ensino. Assim, o CIEJA Perus I representa para os 48 estudantes com deficiência regularmente matriculados nessa unidade escolar, a possibilidade de socialização, de participação ativa na comunidade escolar e de ampliação dos vínculos afetivos na fase adulta.

Com a inexistência da Sala de Recursos Multifuncionais, que por questões burocráticas ainda não havia sido aberta, as equipes gestora e docente buscaram alternativas de atendimento educacional especializado e encontraram no Projeto Karatê sem Fronteiras a possibilidade de atender minimamente os anseios dessa população.

Essa decisão coletiva e pedagógica exigiu a disponibilização de um professor de sala regular para acompanhar os estudantes duas vezes por semana ao local da atividade, além da articulação com a equipe do transporte escolar gratuito, responsável pelo deslocamento dos estudantes, formando uma verdadeira rede de apoio onde a escola, equipes de serviço e comunidade trabalharam conjuntamente em prol da inclusão.

Atualmente, a unidade escolar possui duas Salas de Recursos Multifuncionais e mesmo com o AEE estruturado e ofertado pela própria escola em contraturno, a parceria CIEJA Perus x Karatê sem Fronteiras mantém-se fortalecida. No total, 16 estudantes participam do projeto, sendo 7 com síndrome de down, 8 com deficiência intelectual e 1 surdo.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Educação Especial.