Última alteração: 2018-04-10
Resumo
É necessário compreender que as concepções e as atitudes sociais podem ser alteradas a partir de informações compreendidas pelos sujeitos, ou seja, elas não são e não estão prontas e acabadas, mas a partir das experiências, das informações e das reflexões do sujeito, elas podem ser modificadas. Partindo dessa compreensão, com o objetivo de analisar as mudanças de concepções de deficiências e atitudes sociais de crianças sem deficiência em relação à inclusão; aplicar uma intervenção e analisá-la e identificar as concepções das crianças pré e pós intervenção, participaram do estudo alunos matriculados no terceiro ano do ensino fundamental, especificamente em duas turmas denonimadas de grupo experimental e outra denominada de grupo controle. Os alunos de ambos os grupos responderam um questionário e a Escala Likert Infantil de Atitudes Sociais em relação à inclusão. Posteriormente, somente os alunos do grupo experimental participaram de um programa informativo infantil. Após a finalização do programa, todos os grupos responderam novamente o questionário e a escala mencionada. Os dados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa, sendo que na qualitativa utilizou-se a análise de conteúdo e na quantitativa testes estatísticos específicos. Verificou-se que as atitudes sociais dos alunos sem deficiência em relação a inclusão, alteraram positivamente a partir de intervenção realizada com o programa informativo.