XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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O PROCESSO DE SIMBOLIZAÇÃO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O BRINCAR COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO.
Amana Ramos Vieira, Jorge Luís Ferreira Abraão

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução O simbolismo é o processo através do qual conflitos e desejos inconscientes se expressam, seja através do brincar, de sintomas, sonhos, entre outros. Sendo assim, o processo de simbolização possibilita à criança não só transferir seus interesses, fantasias, ansiedade e culpa a outros objetos, como também ajuda a compreender suas angústias e elaborar seus conflitos, o que gera um grande alívio – sendo este um dos fatores que torna o brincar essencial para o desenvolvimento da mesma. No entanto, no caso das crianças com Transtorno do Espectro Autista, o simbolismo é pouco desenvolvido, ficando à mercê do sensório e com grande dificuldade de progredir em seu desenvolvimento, uma vez que não diferencia o interno do externo, acabando por muitas vezes estabelecer uma comunicação precária e poucos laços sociais. Objetivo: Relatar as vivências de uma estudante de psicologia durante sua participação no projeto de extensão nomeado “Estratégia para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças portadoras do transtorno do espectro autista” que ocorreu semanalmente em uma escola de educação especial para crianças com Transtorno do Espectro Autista na cidade de Assis – SP. Método: Consiste em um relato de experiência. Resultados: Observou-se, com o decorrer do projeto, uma mudança – lenta, porém crescente – de comportamento por parte das crianças observadas. Enquanto nos encontros iniciais estas apresentavam brincadeiras concretas de bastante necessidade sensorial – estimulação oral, auditiva ou visual–, no final já foi possível, em alguns momentos da brincadeira, promover uma boa interação lúdica entre as crianças. Conclusão: A importância do projeto reside na possibilidade de auxiliar a criança com Transtorno do Espectro Autista no processo de simbolização através do brincar e com isso oferecer base para a construção e ampliação de suas relações interpessoais, desenvolvendo sua comunicação com o mundo e possibilitando novas maneiras de lidar com suas frustações e fantasias.

 


Palavras-chave


Transtorno do Espectro Autista; Brincar; Inclusão.