XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA ESTUDANTE COM INDICADORES
Arihel Hart Perdonatti Camargo

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Dentre os estudantes do público-alvo da Educação Especial estão os estudantes com precocidade e comportamento de superdotação. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tais estudantes, podem ser compreendidos como aqueles que apresentam habilidades acima da média nas “seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse e por conta deste direito é necessário a construção de pesquisas que favoreçam essa população. Nesse sentido buscamos com esse artigo compreender como uma estudante com indicadores de superdotação concebe esse fenômeno; refletir sobre suas concepções a luz da teoria e identificar os indicadores da superdotação em seu discurso. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que a coleta de dados foi realizada nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP/Marília, onde funciona atualmente o PAPCS. Participou como sujeito da pesquisa uma pré-adolescente, de 14 anos de idade, participante do programa. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista não estruturada. Reconhecer suas capacidades inatas e compreender seus próprios comportamentos é de extrema relevância, para que o indivíduo superdotado tenha ciência de seus direitos e compreenda quais são as estratégias, recursos e práticas que favorecem o seu desenvolvimento e o alcance dos seus objetivos de vida. Nesse sentido pensamos que a entrevista pode contribuir para os estudantes que estejam nessa condição se identificarem com os comportamentos e buscarem os caminhos para desenvolver integralmente suas potencialidades.


Palavras-chave


Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação.