XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A IMPORTÂNCIA DO LAZER PARA AS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Janaina Aparecida Da Silva, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Aline de Novaes Conceição

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Dentre as ocupações do ser humano, há o lazer que é direito garantindo por diferentes órgãos, entre eles podem-se citar o Estatuto da Criança e do Adolescente. No entanto, apesar do Estado garanti-lo como direito básico, erroneamente o que se vê constantemente é a negligência e a discriminação do lazer, não sendo visto como algo importante na vida das pessoas. Diante da importância do lazer, é necessário que ele seja incluído nas instituições escolares, a fim de ser oferecido para todas as crianças também de maneira pedagógica. Todavia, antes de iniciar com as práticas pedagógicas inclusivas relacionadas com o lazer, é extremamente importante compreender as concepções das crianças das instituições escolares sobre essa temática. Partindo dessa compreensão, objetivaram-se compreender a importância do lazer e analisar as concepções de crianças de 6 a 11 anos sobre essa temática, a fim de subsidiar pesquisas correlatas relacionadas com práticas pedagógicas inclusivas sobre o lazer. Para isso, o método consistiu em pesquisa bibliográfica, após isso, participaram deste estudo 23 crianças entre 6 e 11 anos, Quanto ao material, foi utilizado para esse estudo o Método Clínico Crítico Piagetiano. A partir disso, as crianças elaboraram dois desenhos numa mesma folha de sulfite A4, onde cada indivíduo recebeu a orientação de desenhar uma pessoa que não tinha lazer e após uma pessoa que possuía lazer, após isso, os dados foram organizados, tabulados e transcritos. Concluíram-se que as falas das crianças possibilitaram a identificação de diferentes conceitos do que é lazer, atividade que é instrumento potencializador para expressão e autoconhecimento, sendo um fenômeno de caráter político, social, cultural e científico