XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA QUE OPORTUNIZA APRENDIZAGENS SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR
Jessica Rodrigues Santos

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O presente relato busca descrever um recorte da prática das professoras de Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação inclusiva a partir do projeto Incluir faz bem a mim. Tem como tema “prática que oportuniza aprendizagens sobre a inclusão escolar”. O objetivo desse trabalho é conscientizar todos os alunos sobre os direitos da pessoa com deficiência e a inclusão escolar. Entre os objetivos específicos têm-se: a) informar os alunos sobre o trabalho desenvolvido na sala de recursos multifuncionais; b) incentivar atitudes inclusivas entre os alunos da escola; e, c) sensibilizar por meio de filme sobre a importância da inclusão para a pessoa público alvo da educação especial. O método utilizado consiste no relato de experiência de um estudo de caso, aplicado em uma escola pública do ensino fundamental maior localizada em um bairro de periferia na cidade de Caxias-Maranhão, trabalhou-se com um público de 90 alunos da escola, sendo cinco alunos de cada turma, envolvendo os dois turnos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, demonstraram que promover momentos de inclusão é possível e importante para estreitar os laços e melhorar a capacidade de aprender dos educandos. Verificou-se que, se o desejo é de que os alunos Público Alvo da Educação Especial sejam inclusos na escola é preciso promover situações de troca de experiências entre todos os alunos para que eles se sintam parte de um grupo único sem distinção. Constatou-se que criar ambientes inclusivos contribui para oportunizar uma escola de todos e para todos, um espaço onde os sujeitos convivam bem, tenham respeito entre si e sintam-se queridos e respeitados.

Palavras-chave


Inclusão Escolar; Educação Especial;Prática Docente.